• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 19:22:28 -03

    Folhainvest responde: devo sacar aplicação para comprar imóvel?

    DE SÃO PAULO

    24/11/2014 02h00

    A pergunta foi enviada pelo leitor M.M.F., de Campinas, SP. Mande também sua pergunta sobre investimento para duvidainvest@uol.com.br

    RESPOSTA DE MICHAEL VIRIATO, PROFESSOR DO INSPER

    Em sua questão completa, você menciona possuir apartamento de 70 m² e aplicação financeira com valor similar ao do imóvel e pergunta se deve usar o dinheiro para comprar imóvel maior ou outro do mesmo tamanho.

    A resposta mais adequada é "nenhuma das alternativas". Atualmente, investir em imóveis diretamente só se mostra adequado se ele for para moradia.

    E, mesmo se for para moradia, gastar a reserva não é recomendável. Se você procura um imóvel maior para melhorar o bem-estar, a melhor alternativa é vender o anterior e comprar um novo financiado em seis meses. Assim, é possível ter duas vantagens: isenção de IR e manutenção de liquidez.

    Caso o imóvel seja o único possuído, comprando outro maior no espaço de 180 dias o investidor tem o benefício da isenção de IR sobre o ganho de capital na venda do imóvel anterior.

    Além disso, comprando de forma financiada, o investidor não abre mão da reserva de liquidez. A manutenção de reserva de liquidez é de extrema importância para fazer frente a emergências como perda de emprego ou problemas de saúde.

    Uma analogia atual sobre o reflexo da não manutenção de uma reserva –mas com outro recurso escasso– é com a água. O consumo da reserva de qualquer bem escasso sempre cobra seu preço no futuro.

    Se o imóvel for adquirido para investimento, o investidor deverá repensar seu portfólio. Assim como ter um portfólio de ações formado por uma só empresa carrega um risco específico significativo, o mesmo acontece com imóveis.

    Possuindo apenas um imóvel, os riscos de vacância e de ter de arcar com despesas de condomínio e impostos não são diluídos. Os benefícios da diversificação são amplamente reconhecidos e também devem ser aplicados no mercado imobiliário.

    Para pessoa física, o melhor instrumento para adquirir um portfólio diversificado de imóveis e ainda ter o benefício de isenção de IR sobre aluguéis é o fundo de investimento imobiliário, que ainda proporciona liquidez ao portfólio.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024