• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:27:32 -03

    Aumento do consumo privado ajuda Alemanha a evitar recessão no 3º tri

    DA REUTERS

    25/11/2014 09h16

    O forte aumento do consumo privado mais do que compensou a fraqueza de investimentos, ajudando a economia da Alemanha a registrar um crescimento modesto no terceiro trimestre e evitar a recessão.

    O Escritório de Estatísticas do país confirmou nesta terça-feira (25) a estimativa anterior de expansão de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) ajustado entre julho e setembro.

    O consumo privado aumentou 0,7% sobre o trimestre anterior, o maior avanço em três anos, enquanto que o investimento público expandiu 0,6%. O consumo global contribuiu com 0,5 ponto percentual para o crescimento do terceiro trimestre. O comércio também foi um apoio, com as exportações subindo a um ritmo mais rápido do que as importações.

    INVESTIMENTO

    No lado negativo, o investimento em equipamentos caiu 2,3%. No geral, o investimento subtraiu 0,7 ponto percentual do PIB no trimestre.

    Mas, em um sinal positivo para o quarto trimestre, os estoques subtraíram 0,5 ponto do crescimento, sugerindo uma retomada nos últimos meses do ano.

    Depois de a economia alemã ter recuado 0,1% no segundo trimestre, economistas temiam que ela cairia em recessão técnica com outra queda no terceiro trimestre, pela fraqueza dos principais parceiros comerciais da zona do euro como a França, bem como a incerteza decorrente da crise na Ucrânia.

    ZONA DO EURO

    Dados preliminares publicados no dia 14 de novembro mostraram que o crescimento econômico da zona do euro foi mais forte do que o esperado no terceiro trimestre deste ano, com a França superando projeções de mercado e a Alemanha afastando-se de recessão.

    Segundo a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, o PIB (Produto Interno Bruto) dos 18 países que compartilham o euro cresceu 0,2% na comparação trimestral no período de julho a setembro, após expansão de 0,1% nos três meses anteriores.

    Na comparação anual, a zona do euro cresceu 0,8% no terceiro trimestre, o mesmo ritmo visto no segundo trimestre, ante expectativas de mercado de expansão de 0,7%.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024