• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 09:08:42 -03

    Nova equipe econômica será anunciada, mas não tomará posse

    FLÁVIA FOREQUE
    DE BRASÍLIA

    26/11/2014 12h39

    Os novos ministros da Fazenda e do Ministério do Planejamento serão anunciados pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (26).

    Os escolhidos, entretanto, não tomarão posse nos próximos dias, conforme havia sido dito por integrantes do governo na terça (25).

    Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, eles vão atuar em uma equipe de transição. "Os integrantes da nova equipe vão despachar no Palácio do Planalto", afirmou nota da pasta.

    Assim, os atuais ministros, Miriam Belchior (Planejamento) e Guido Mantega (Fazenda), continuarão nos cargos por ora. Não foi informada a data de saída.

    "Não está prevista solenidade de posse", diz o texto da Secom. Eles serão substitutos por Nelson Barbosa e Joaquim Levy, respectivamente.

    Fabio Braga/Adriano Vizoni/Folhapress
    Joaquim Levy e Nelson Barbosa vão assumir os ministérios da Fazenda e Planejamento, respectivamente
    Joaquim Levy e Nelson Barbosa vão assumir a Fazenda e o Planejamento, respectivamente

    O arranjo é inusual, uma vez que equipes de transição ocorrem geralmente entre governos de partidos diferentes – há até previsão legal para criação de cargos nesses casos.

    Também não fica claro quem irá anunciar e executar as medidas do pacote fiscal que a Fazenda está alinhavando para tentar dar combate ao rombo nas contas do governo.

    Segundo o ministro Thomas Traumann (Comunicação Social), os novos ministros falarão sobre a situação nesta quinta, após o anúncio de sua indicação.

    EQUIPE ECONÔMICA

    O episódio é mais um passo na novela da troca do comando da área econômica.

    Após a recusa do presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, o nome de Levy, que também trabalha no banco, foi colocado na mesa.

    Na sexta (21), auxiliares de Dilma fizeram chegar à imprensa que Levy, Barbosa e o presidente do BC, Alexandre Tombini, comporiam o novo time da área econômica.

    A Bolsa subiu, dado o perfil mais ortodoxo de Levy, mas a instabilidade continuou durante a semana porque não houve confirmação oficial dos nomes.

    Isso só ocorre, de fato, agora, mas com a novidade do duplo comando na Fazenda e no Planejamento durante a transição anunciada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024