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    Cervejas artesanais superam Budweiser em vendas nos EUA

    GIULIANA VALLONE
    DE NOVA YORK

    27/11/2014 02h00

    Com grande apelo entre o público jovem, o consumo de cervejas artesanais dos Estados Unidos superou pela primeira vez o da Budweiser, a terceira mais vendida no país e por anos símbolo do mercado norte-americano.

    Dados da Beer Marketer's Insights, que coleta informações do setor, mostram que as cervejarias artesanais do país distribuíram 16,1 milhões de barris em 2013, contra 16 milhões da Budweiser.

    "Uma das coisas que tornou as cervejas artesanais tão populares é que elas são bastante versáteis. Os produtores podem adaptar as estratégias de marketing e os tipos de bebida a seus mercados", disse Bart Watson, economista da Brewers Association (Associação dos Cervejeiros).

    Segundo a associação, as bebidas artesanais têm hoje 14% do mercado de cervejas dos EUA, que movimenta US$ 100 bilhões por ano.

    Os jovens de 21 a 34 anos lideram o consumo no segmento, com 36% do total, segundo dados da consultoria Nielsen. Em seguida, estão os consumidores entre 45 e 64 anos, com 32%.

    "Nos EUA, temos duas grandes gerações de consumidores de cerveja: os nascidos após a Segunda Guerra e a geração millenium [nascidos a partir dos anos 1980]", afirmou Watson.

    Para a Budweiser, a derrota para as artesanais é parte de um contexto maior de declínio da marca no mercado norte-americano. Em 1988, a produção da "Bud", como é chamada no país, era de quase 50 milhões de barris.

    Por décadas a cerveja mais consumida do país, a bebida da Anheuser-Busch InBev perdeu o posto para sua irmã mais nova, a Bud Light, em 2001. Dez anos depois, foi ultrapassada pela Coors Light.

    Agora, a Bud mira o consumidor jovem, público cativo das cervejas artesanais, para tentar reconquistar espaço. Dados da AB Inbev mostram que 44% dos norte-americanos de 21 a 27 anos nunca provaram Budweiser.

    Segundo o "Wall Street Journal", a empresa vai mudar a estratégia publicitária, antes focada em consumidores de todas as idades, para se concentrar nesta faixa.

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