• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 23:37:59 -03

    black friday

    Preços e falhas no acesso a sites dominam reclamações na Black Friday

    DE SÃO PAULO

    28/11/2014 13h59

    O site Reclame Aqui, que reúne e divulga queixas de consumidores contra empresas, recebeu 5.260 reclamações referentes à Black Friday, festival de descontos promovido pelo comércio entre a noite desta quinta (27) e esta sexta-feira (28). Os dados foram contabilizados até as 15h20 de hoje.

    Problemas de acesso aos sites, maquiagem de preços e mudanças no valor dos produtos no momento de finalizar a compra foram as queixas mais comuns.

    "Durante a madrugada, muitos sites ficaram fora do ar devido ao grande número de acessos, mas desde o amanhecer são problemas relacionados a preço e condições de pagamento e entrega que concentram a maioria das reclamações", diz a companhia, em nota.

    Na Black Friday do ano passado, o portal recebeu 8.500 reclamações, uma alta de 6,2% em relação a 2012. A falta de estoque dos produtos, com 46%, foi o principal motivo das queixas, seguido pela maquiagem de preços (27%) e a lentidão e a dificuldade para acessar os sites (21%).

    Editoria de Arte/ Folhapress

    Até as 15h20, o Submarino e a Americanas.com, ambos pertencentes à companhia de comércio eletrônico B2W, lideravam a lista de reclamações, com 611 e 604 queixas, respectivamente. Primeiro as reclamações eram sobre problemas de acesso e, a partir das 6h de hoje, a maior parte das falhas se referia a preços e finalizações de vendas.

    Em terceiro lugar, com 443 reclamações, ficou a Saraiva, principalmente em razão de problemas com o preço dos produtos e dificuldades de finalização do produto "Consumidores informam que os produtos apresentados somem do estoque no momento da compra ou 'somem' do carrinho de compras virtual", diz o Reclame Aqui. A companhia disse que não ia comentar o assunto por não ter sido notificada oficialmente.

    No caso do Procon, 72% das reclamações estão concentradas em três empresas: B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), Saraiva, e Nova Pontocom (Pontofrio.com.br, casasbahia.com.br, e extra.com.br). Esta última disse que recebeu a notícia "com surpresa" e que, se somadas todas as marcas operadas pela Cnova, recebeu 24 reclamações do órgão a respeito do tema.

    Se o consumidor encontrar problemas, uma das opções é entrar em contato com o Procon. Em São Paulo, o órgão está fazendo a intermediação em tempo real, por meio do perfil do Twitter @proconspoficial e do Facebook.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024