• Mercado

    Wednesday, 01-May-2024 20:04:57 -03

    ONS reduz previsão para reservatórios

    DE SÃO PAULO

    29/11/2014 02h00

    O Operador Nacional do Sistema (ONS) reviu sua projeção para o nível dos reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste para o final de novembro, de 15,5% para 14,9% até o fim do mês.

    A região Sudeste/Centro-Oeste responde por 70% de toda a capacidade de armazenamento do país. Para os reservatórios do Nordeste, que respondem por 18% do armazenamento, a previsão subiu de 11,5% para 12,6%.

    O ONS vem reduzindo sistematicamente suas projeções para o Sudeste/Centro-Oeste conforme as chuvas na região se mostram insuficientes para elevar o nível dos reservatórios. Há duas semanas, a previsão era de 15,8%.

    ESTADO CRÍTICO

    Alguns dos reservatórios já estão em nível crítico. Os que alimentam as usinas Ilha Solteira e Três Irmãos, na junção dos rios Tietê e Paraná, estão zerados e as usinas estão gerando um terço de energia do que prevê sua capacidade.

    Esses rios são responsáveis também por levar água para a usina de Itaipu, a maior do sistema. A usina continua gerando com sua capacidade máxima, porém o nível da água que chega a ela está abaixo do tolerado.

    Na região Nordeste, a situação mais crítica é a da usina de Três Marias, a primeira do rio São Francisco, ainda em Minas Gerais, cujo reservatório está em 2,57%.

    Editoria de Arte

    CURTO PRAZO

    O valor da eletricidade para a próxima semana, dado pelo PLD (Preço de Liquidação das Diferenças, o valor da energia no mercado de curto prazo), por outro lado, caiu cerca de um terço em todas as regiões do país, depois de permanecer no máximo permitido para o ano desde a semana de 20 de outubro.

    O motivo é a perspectiva mais favorável de chuvas na próxima semana sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024