• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 19:44:58 -03

    Popularização dos smartphones incentiva novos empreendimentos

    DE SÃO PAULO

    01/12/2014 02h00

    A percepção do potencial de crescimento do acesso das classes C e D à internet via smartphones fez surgir a ideia da Fábrica de Aplicativos, em 2011.

    A empresa permite que pessoas sem conhecimentos avançados de informática criem sozinhas aplicativos em poucos minutos, a partir de opções pré-formatadas.

    Cerca de 180 mil aplicativos foram desenvolvidos usando a plataforma, a maior parte criada por pessoas da classe D, diz Guilherme Santa Rosa, 33, fundador da empresa. Desses, 5% usam o plano pago da companhia, de R$ 18 ao mês, que dá acesso a mais ferramentas e não inclui propaganda da plataforma.

    "Descobrimos que muitas pessoas têm o seu primeiro acesso à internet pelo celular. Usam Facebook, Google, mas não têm nenhuma proficiência com o mouse."

    TORPEDO

    A Emprego Ligado, empresa que faz recrutamento para funções operacionais (como vendas ou telemarketing), usa o torpedo como ferramenta de comunicação com os candidatos.

    A empresa, que tem como principal característica tentar levar candidatos para empresas próximas a suas casas, enviou no ano passado 5 milhões de notificações de vagas disponíveis. Quase nenhuma delas enviadas a partir do aplicativo da empresa, afirma o norte-americano Jacob Rosenbloom, 33, fundador da companhia.

    "A população das classes C, D e E já está comprando smartphone, mas eles nem sempre têm planos de dados disponível. Então o SMS continua sendo o carro-chefe."

    Hoje, cerca de 20% da classe C tem um celular inteligente, de acordo com a pesqui- sa TIC Domicílios divulga- da pelo CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024