• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 10:10:53 -03

    Britânicos assumem Ibope Media de olho no rival GfK

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    18/12/2014 02h00

    A Kantar Media, parte do grupo WPP, confirmou a aquisição do controle acionário do Ibope Media, que mede audiência de televisão em 16 países da América Latina.

    A britânica Kantar Media, que já detinha 44%, passou a quase 100%, com acionistas menores, ex-executivos do Ibope, somando menos de 5%. A empresa passa também a deter 49% do Ibope Inteligência, que faz pesquisas de opinião, inclusive eleitorais.

    O presidente-executivo da Kantar Media, Andy Brown, disse que o negócio foi de iniciativa mútua.

    "Sentimos que era hora de ampliar a nossa presença, queríamos investir mais na América Latina em geral, queríamos dar o passo seguinte", diz.

    "Isso coincidiu com a conclusão da família Montenegro [de vender o Ibope Media], em parte por razões de família." Ele sublinha que, embora não permaneça como acionista, os Montenegro continuarão próximos da empresa, "como consultores".

    CONCORRÊNCIA

    Questionado sobre se a decisão quanto ao negócio tem relação com a chegada de um concorrente do Ibope Media, o alemão GfK, Brown respondeu que, "quando você investe numa empresa desse tamanho, faz due diligence'" (investigação e auditoria).

    "E é claro que uma das coisas mais importantes, sobre a qual nos debruçamos muito tempo, foi a situação concorrencial", prosseguiu.

    "Na nossa visão, com o nível apropriado de investimento, que estamos fazendo nos produtos, nos serviços, podemos vencer o GfK nesse mercado."

    Orlando Lopes, que já era e será mantido como presidente-executivo do Ibope Media, relata que "o Ibope não conhecia a GfK. Era alguém que estava vindo, falando um monte de coisas que nos assustavam. Mas a GfK é muito conhecida da Kantar Media".

    "E nesse sentido estamos confiantes de que temos uma boa arma agora para lutar contra a Gfk", conclui.

    Brown sublinha que, há um ano e meio, a Kantar Media "venceu o negócio de televisão suíço, que estava com a GfK fazia uma década".

    E também conclui: "Somos muito competitivos em relação à GfK, não só quanto ao sistema de medição [de audiência]. Estamos em mais países, mercados maiores, com medições mais complexas. É por isso que acreditamos que podemos vencer no mercado brasileiro".

    EXPANSÃO

    Para tanto, a Kantar vai investir em duas frentes principais. A primeira é ampliar o tamanho das amostras de audiência nas grandes cidades e, em seguida, "para criar um serviço nacional, entrar em alguns dos mercados menores". O objetivo é sair de 60% para 85% de alcance nacional.

    A segunda frente é expandir os serviços "conforme a TV passa a ser distribuí- da por meio de múltiplas plataformas". Um dos caminhos para isso é o chamado Virtual Meter, que mede a audiên- cia de quem vê depois, on-line, "o capítulo da telenovela que perdeu".

    Outra frente, ainda, é a integração com outros serviços da Kantar, como a análise detalhada do impacto da publicidade nas vendas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024