• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 09:36:26 -03

    Prévia mostra inflação do ano muito próxima do teto oficial

    PEDRO SOARES
    DE DO RIO

    20/12/2014 02h00

    Com forte aceleração em dezembro, o índice prévio da inflação oficial do país, o IPCA-15, fechou este ano em 6,46%, muito próximo do teto da meta do governo, de 6,5% para o IPCA. Trata-se da maior alta desde 2011.

    O índice subiu 0,79% neste mês, resultado acima do 0,38% de novembro e do 0,75% previsto, em média, por bancos e consultorias.

    Com o resultado, analistas esperam que a inflação fique também perto do alvo máximo traçado pelo governo para o IPCA, indicador oficial que usa a mesma metodologia do índice divulgado nesta sexta-feira (19) pelo IBGE.

    O que difere os dois é apenas é o período de coleta dos preços, que para o IPCA-15 termina em meados do mês.

    Editoria de arte/Folhapress

    A maior parte das projeções aponta o IPCA em 6,4% neste ano. Analistas não descartam, porém, o estouro da meta. O maior risco, segundo eles, é o comportamento dos alimentos.

    O grupo alimentação foi um dos responsáveis pela maior pressão em dezembro.

    Puxado pelo aumento das carnes e as refeições fora de casa, os alimentos ficaram 0,94% mais caros em dezembro e há indicações que os preços no atacado seguem em alta, o que pode comprometer o cumprimento da meta.

    "Corremos o risco de o IPCA chegar ao final do ano acima de 6,5%. Não dá para descartar uma aceleração que venha de alimentos, especialmente das carnes", diz Sérgio Vale, da MB Associados.

    Para a Rosemberg & Associados, também reside no grupo alimentação o perigo de o Banco Central não conseguir manter a inflação dentro da meta.

    Já Elson Teles, economista do Itaú, diz que a tendência maior é que a inflação oficial do país fique pouco abaixo do limite máximo estabelecido. O IPCA de 2014 será divulgado no início de janeiro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024