• Mercado

    Saturday, 18-May-2024 03:47:15 -03

    Concessionárias de veículos esperam mais crédito para salvar 2015

    DE SÃO PAULO

    07/01/2015 02h00

    Apenas a melhora na oferta de crédito é capaz de evitar que haja nova queda nos emplacamentos em 2015. Essa é a opinião da Fenabrave, que representa as redes concessionárias.

    Para a entidade, caso as medidas que facilitam a retomada de veículos de consumidores inadimplentes não tenham o efeito esperado, as vendas de carros de passeio e comerciais leves tendem a cair 0,5% neste ano, em comparação com as do ano anterior.

    Porém, se os bancos conseguirem reaver os carros com menos burocracia e começarem a facilitar a concessão de financiamentos, deverá ocorrer uma alta nos licenciamentos, prevê o representante da Fenabrave.

    "A expectativa é que tenhamos em 2015 um ano um pouco melhor que 2014, mas certamente não será um período de crescimento virtuoso", diz Alarico Assumpção Jr., presidente da entidade.

    Para o empresário, os riscos de demissões no setor de concessionários é menor, pois já foram feitos ajustes nos quadros de funcionários ao longo de 2014. "Representamos mais de 8 mil pontos de venda de veículos, e tivemos que, naturalmente, adequar nossas atividades ao contexto atual", afirma.

    Com 3,33 milhões de carros de passeio e comerciais leves emplacados em 2014 (cerca de 7% menos que em 2013), as revendedoras enfrentam a alta dos estoques. Por isso, os repasses de 3,5% a 5% nos preços, devido ao aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), só serão sentidos pelo consumidor após o mês de janeiro, acredita a entidade.

    Nesta quinta-feira (8), a Anfavea (associação das montadoras) irá divulgar os números de produção e estoque no setor automotivo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024