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    Resgate de pontos de programa de fidelidade requer muita pesquisa

    DE SÃO PAULO

    12/01/2015 02h00

    Antes de resgatar um produto ou passagem aérea, o consumidor deve pesquisar com atenção para conhecer as melhores opções oferecidas para a faixa de pontos ou milhas que possui.

    A medida evita, por exemplo, a aquisição de uma cafeteira pelo mesmo valor, em reais, cobrado por passagens aéreas de ida e volta para uma cidade no exterior.

    É o caso de um programa cuja taxa de conversão seja de um ponto a cada R$ 1 gasto. Uma cafeteira de 7.000 pontos equivaleria a R$ 7.000 por essa regra. Uma passagem aérea de ida e volta de São Paulo para Nova York em junho, na alta temporada, sai por US$ 899 (aproximadamente R$ 2.400, conforme a cotação de 9 de janeiro). Segundo essa relação, com o valor da cafeteira daria para pagar quase três passagens de ida e volta para o destino.

    Editoria de Arte/Folhapress

    CONTAS

    Para saber se vale o resgate, é preciso fazer contas.

    "Se com 10 mil pontos você consegue resgatar uma cafeteira de R$ 200 ou uma passagem aérea de R$ 400, é mais vantajoso optar pelo último", afirma o planejador financeiro Janser Rojo. "Mas é claro que resgatar a cafeteira pode ser mais interessante se o consumidor estiver precisando desse produto."

    A conversão, embora sirva para balizar uma decisão, não deve se tornar uma obrigação para o usuário, afirma Otto Nogami, professor do Insper, instituto de ensino e pesquisa.

    "Se você converter conforme o dólar ou o real chegará à conclusão de que é absurdamente caro. Mas o consumidor não deve fazer essa conversão. Deve encarar os pontos e milhas como são: um bônus para fidelizar o cliente."

    Por outro lado, os usuários não conseguem comparar benefícios de programas diferentes, reconhece Bruno Nissental, fundador do Oktoplus, aplicativo de gerenciamento de pontos e milhas. "Há uma dificuldade para gerenciar os vários programas de fidelidade. Cada um tem um login e senha, regras de acúmulo diferentes, saldos que devem ser consultados, data de expiração de pontos, enfim, uma série de características", afirma.

    O Oktoplus é uma ferramenta gratuita que ajuda nesse gerenciamento. O aplicativo concentra os diferentes programas de benefícios de um usuário, que só precisa fazer o login e inserir a senha de cada um na primeira visita, explica Nissental. "O programa envia alertas para lembrar que os pontos vão expirar com 60 dias de antecedência e, novamente, sete dias antes do prazo final", diz.

    O assinante também pode estabelecer um objetivo, como resgatar uma passagem aérea por um determinado número de milhas. O sistema alerta quando as condições fixadas estiverem disponíveis no programa de benefícios.

    MAIS SIMPLES

    Com base na pesquisa sobre desperdício de milhas que conduziu, Sandro Cimatti, da CVA Solutions, afirma que os consumidores anseiam por maneiras mais simples de trocar pontos e perceber benefícios. "As pessoas não suportam ter trabalho, ligar para um 0800 que dificulte sua vida. É como um presente que você ganha e não serve, precisa ir até a loja trocar."

    Ele sugere que os pontos possam ser trocados por seguros –alguns programas já o fazem– ou por uma poupança para o filho.

    Folhainvest

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