• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 17:02:55 -03

    Após protestos de trabalhadores por PLR, Petrobras antecipará 13º salário

    PEDRO SOARES
    DO RIO

    12/01/2015 16h40

    Após a insatisfação de sindicatos e trabalhadores, a Petrobras resolveu antecipar uma parcela do 13º salário deste ano a seus empregados, que deve ser paga no dia 19 deste mês.

    Em geral, a estatal oferece a opção do pagamento parcial do benefício em fevereiro. O restante é quitado no fim do ano. A antecipação decorre do fato de a Petrobras não ter pago neste mês como é de costume, 40% da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

    A PLR é paga em janeiro, mas neste ano isso não deve ocorrer porque o balanço da estatal não foi apresentado em razão das denúncias de corrupção, que devem resultar em baixa de ativos. Sem ter ainda um lucro divulgado, a estatal diz não ter como pagar o incentivo.

    O menor valor pago de PLR referente a 2013 foi R$ 14,9 mil. A empresa paga um valor mínimo de PLR mesmo em caso de prejuízo.

    Segundo a FUP (Federação Única dos Petroleiros), a parcela da PLR pode ser creditada na conta dos empregados até 20 de fevereiro, mas há muitos anos a estatal instituiu como data os primeiros dias úteis de janeiros, o que afetou os empregados, pois muitos fazem contas à espera do pagamento.

    Para minimizar o problema, os sindicalistas pleitearam a antecipação de uma parte do 13º, proposta aceita pela Petrobras. A reportagem teve acesso ao comunicado enviado pela Petrobras à FUP.

    Procurada, porém, por intermédio da assessoria de imprensa, a estatal não se pronunciou até agora nem confirmou se fará o pagamento.

    PROTESTO

    Um pequeno grupo de petroleiros, liderados pelo Sindipetro-RJ (Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro), realizou na tarde desta segunda-feira (12) um ato de protesto, em frente à sede da Petrobras, contra o atraso no pagamento da primeira parcela da PLR (Participação sobre Lucros e Resultados).

    Os sindicalistas pediam uma antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário como forma de compensar o atraso.

    "Se a Graça [Foster, presidente da Petrobras] acha que vai nos vencer pelo cansaço, ela está enganada", disse Manuel Cancela, coordenador do sindicato, durante o ato.

    Marcado para as 12h, o protesto não reuniu mais do que 20 sindicalistas e durou poupo tempo.

    Dois bonecos, representado Graça e a presidente Dilma Rousseff, foram levados à manifestação.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024