• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 01:43:35 -03

    Minoritária processa Petrobras por prejuízos causados por corrupção

    DO VALOR
    DE BRASÍLIA

    13/01/2015 17h07

    A acionista minoritária da Petrobras Vera Lucia Tavares Monteiro entrou nesta segunda-feira (12) com ação na Justiça Federal no Rio de Janeiro contra a petroleira e a sua acionista majoritária, a União, por prejuízos causados pelo esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal.

    Representada pelo escritório Villela e Kraemer Advogados, a minoritária pede indenização por prejuízos materiais e morais que os atos ilícitos praticados pela Petrobras e a União causaram a ela.

    As provas da ação são baseadas nas confissões feitas no âmbito das investigações da operação Lava Jato.

    O valor de indenização por danos morais, segundo a ação, deverá ser fixado pelo juiz. Já o valor da perda patrimonial pode ser aferido pela diferença entre o valor de compra e o valor pelo qual cada um dos autores tenham vendido, ou venham a vender as ações realizando o prejuízo, propõem os advogados da minoritária.

    A diferença deverá ser corrigida monetariamente com acréscimo de juros legais.

    "Na realidade, a autora comprou seis mil ações de uma empresa sólida, motivo de orgulho de todos os brasileiros e que tinha um patrimônio líquido considerável, sendo hoje acionista de uma empresa que foi saqueada experimentando perdas de bilhões de reais. Não se trata de um insucesso empresarial, nem tampouco de manipulação no preço de ações, ou de qualquer outra razão que pudesse ser enquadrada no conceito do risco, normal para quem compra ações no mercado acionário", afirmam os advogados de Vera Lucia, na ação.

    Em comunicado, a Petrobras disse que desconhece a existência de qualquer ação judicial movida por acionistas minoritários no Brasil relacionada à desvalorização das ações da companhia.

    HISTÓRICO

    No Rio Grande do Sul, um grupo de acionistas minoritários brasileiros da Petrobras também deverá entrar na Justiça nos próximos dias com um processo pedindo indenização financeira para reparar perdas acumuladas com a queda do preço das ações da companhia após o escândalo da Operação Lava Jato.

    Nos EUA, acionistas anunciaram em dezembro passado a abertura de um processo semelhante contra a empresa estatal.

    A ação brasileira será movida pelo advogado de Porto Alegre Francisco Antônio Stockinger, que representa "cinco ou seis" acionistas, contra a União e a Petrobras.

    Conforme o advogado, seus clientes pagaram, em 2008, cerca de R$ 48,00 por ação. O mesmo papel foi cotado nesta segunda-feira (12) a R$ 8,91 –queda de 85%.

    Segundo ele, a perda do Ibovespa (principal índice da Bolsa brasileira) no mesmo período foi de cerca de 25%.

    Editoria de arte/Folhapress

    Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras informou que a empresa "desconhece a existência de qualquer ação judicial movida por acionistas minoritários no Rio Grande do Sul que verse sobre queda no preço das ações da companhia".

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024