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    Novas tecnologias identificam clientes em lojas e sugerem produtos

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    18/01/2015 02h00

    Sem investir milhões de reais, já é possível usar as imagens das câmeras de segurança de uma loja para mapear as áreas em que os consumidores mais entram, enviar propagandas para os celulares deles e deixar que eles paguem as contas sozinhos.

    Essas inovações, em muitos casos trazidas por start-ups (empresas iniciantes de tecnologia), podem ajudar o varejista a melhorar a experiência de compra dentro de sua loja e permitir que o espaço físico se aproxime da da compra virtual.

    A necessidade de oferecer uma boa experiência ao cliente e dar um atendimento personalizado se torna cada vez mais urgente, na medida em que o consumidor tem acesso a vez mais tecnologias e informações, diz Thiago Mei,

    "É preciso encantar o cliente para diminuir a importância que o preço tem na hora da compra", diz.

    Entre as tecnologias que têm se tornando mais acessíveis estão o RFID (identificação por rádio-frequência) que permite, a partir de etiquetas inteligentes (equipadas com um chip), a implantação de serviços como computadores dentro de provadores que indicam outras peças para o cliente.

    A tecnologia tende a se tornar cada vez mais acessível devido a redução do preço das etiquetas, diz Carlos Pegorelli, 49, gerente comercial da Vip-Systems, especializada nesse tipo de tecnologia. "Cada etiqueta já custou R$ 2 e, agora, são vendidas por cerca de R$ 0,50".

    O monitoramento do fluxo de clientes dentro da loja e sua transformação em mapas de calor pode ser feito com custo a partir de R$ 250 ao mês, no caso do serviço da GeekSys.

    Tecnologias como essa, segundo avaliação de Gustavo Carrer, podem tornar a empresa mais lucrativa, dependendo do modo como o lojista usa as informações que obtém para identificar as áreas de maior frequência para posicionar produtos com maiores margens, por exemplo.

    Eber Evangelista

    Conheça as tecnologias já disponíveis:

    VITRINE INTERATIVA

    Uma tela sensível ao toque apresenta todo o catálogo da loja ainda do lado de fora, oferecendo filtros para que o consumidor encontre o que deseja e saiba quais os modelos do produto estão disponíveis, além de ver sugestões de itens similares.
    Quem faz: Vip-Systems

    ENTROU, GANHOU!

    Aparelho que emite som que é captado apenas pelos microfones dos celulares dá pontos para serem trocados por prêmios quando o cliente que possui determinado aplicativo entra na loja
    Quem faz: Dot Legend, a partir do aplicativo Belezuca

    TAPETE INTERATIVO

    Sistema baseado no posicionamento de uma câmera no teto e um projetor a frente do espaço filmado. É possível configurar o sistema para, quando um cliente passa por ali, veja uma imagem ou texto na tela ou ainda se veja em um diferente cenário
    Quem faz: Vip-Systems

    VOCÊ ESTÁ SENDO ANALISADO

    O lojista consegue ter estatísticas sobre a movimentação dos clientes dentro da loja, qual a idade aproximada e o sexo deles e ter acesso a mapas mostrando as áreas mais e menos visitadas a partir de softwares que analisam imagens gravadas por câmeras de segurança.
    Quem faz: GeekSys, Seed e Tectra

    WI-FI PARA TODOS

    1 Com facebook
    O cliente tem acesso a internet após fazer login na rede social, deixando na loja informações e passando a receber propagandas da empresa
    Quem faz: On The Spot, do Grupo Telefônica

    2 Com propaganda
    O lojista pode ganhar dinheiro oferecendo internet patrocinada por grandes empresas, com propaganda para o cliente
    Quem faz: Sonar9 e Enox

    MINHA PRÓPRIA TV

    É possível gerenciar a partir do computador o conteúdo de diversas televisões dentro de uma loja ou de uma rede com mais unidades, para anunciar promoções, produtos em destaque ou vídeos
    Quem faz: Screencorp

    NO RÍTMO

    Escolher a música certa pode mudar o humor e a disposição de comprar e é possível ter uma consultoria personalizada para criar a playlist da loja
    Quem faz: On The Spot

    OLHOU E NÃO COMPROU...

    Em vez de estarem no papel, os catálogos com informações sobre os produtos ou os checadores de preço captam dados sobre quantidade de visualizações de cada produto e os comparam com as compras efetuadas
    Quem faz: GeekSys e Tectra

    ESPECIAL PARA VOCÊ

    Os beacons, espécie de sensores que se comunicam com smartphones, podem enviam promoções aos celulares dos consumidores quando eles passam por determinada área dentro da loja com seu bluetools ativo
    Quem faz: Tectra

    PROVADOR INTELIGENTE

    Um computador com tela sensível ao toque lê as etiquetas presentes em roupas e mostra informações sobre o produto, além de peças que combinam com ele. Permite a reserva de produtos na própria tela.
    Quem faz: Vip-Systems

    PAGUE SOZINHO

    1 Self Checkout
    O cliente posiciona o que deseja comprar em sistema que possui leitor de etiquetas RFID, leitor de cartão de crédito e computador e consegue pagar sozinho com facilidade.
    Quem faz: Vip-Systems

    2 Carteira no celular
    O cliente escaneia um código com seu smartphone, digita o valor que deve pagar e finaliza a transferência ali mesmo
    Quem faz: PicPay

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