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    Falta de energia no metrô de SP afeta 18 mil pessoas; quatro passaram mal

    DE SÃO PAULO

    19/01/2015 19h56

    O apagão desligou parte da energia elétrica em sete Estados e no Distrito Federal nesta segunda-feira (19) afetou em torno de 18 mil usuários da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, segundo estimativa da Via Quatro, concessionária responsável pela linha. A empresa afirma que precisou atender quatro pessoas que passaram mal durante o problema.

    O problema no fornecimento de energia no metrô começou por volta das 14h30 e fez com que os trens trafegassem com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Os equipamentos de ar-condicionado foram afetados pela oscilação de energia, o que levou os passageiros a acionarem os botões de emergência e descerem nos trilhos.

    Com o problema, as estações Luz e República ficaram fechadas por cerca uma hora e meia. Funcionários do metrô, na estação República, orientaram passageiros que queriam chegar à avenida Paulista a pegar a linha 2-verde do metrô. Ou seja, era preciso ir até a estação Sé, pegar a linha 1-azul até a estação Paraíso, e depois a linha 2-verde.

    A vendedora Karine Pupo, 23, que está grávida de oito meses e mora de Mauá, desistiu de tentar chegar à estação Luz para pegar o trem que a levaria até a cidade onde mora na grande São Paulo. "Desisti de pegar a linha 3, que está mais lotada. Está muito calor na plataforma. Resolvi esperar normalizar".

    A Via Oeste afirmou que a falha também causou problemas em equipamentos das estações e nos trens. Três composições tiveram que ser recolhidas ao pátio.

    Segundo a Folha apurou, a falha no sistema ocorreu pelo elevado nível de consumo devido ao calor intenso. A demanda teria sobrecarregado o sistema, que teve de ser desligado para evitar o risco de um apagão de maiores proporções e com mais dificuldades para o religamento.

    Em nota oficial, em sua página na internet, a Eletropaulo disse que o desligamento de seus clientes teria ocorrido por orientação do próprio ONS, que "cortou mais de 700 MW (megawatts) de energia". No entanto, pouco depois, a empresa informou que a totalidade de sua carga de energia foi restabelecida às 15h50.

    A CPTM afirmou que também teve a circulação da linha 11-coral afetada por um problema externo de energia, o que fez com que os trens trafegassem com velocidade reduzida e maior tempo de parada por cerca de 20 minutos, entre as estações Luz e Calmon Viana. Procurada a Eletropaulo afirmou que não registrou problema no local.

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