• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 15:51:00 -03

    Agência S&P corta nota da Rússia e país perde grau de investimento

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    26/01/2015 16h45

    A agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor's) cortou nesta segunda-feira (26) a nota de crédito da Rússia para BB+, abaixo do grau de investimento (chancela de mercado seguro para se investir).

    A S&P havia alertado no fim de dezembro que poderia tirar o grau de investimento da Rússia a partir de meados de janeiro, após rápida deterioração da flexibilização da política monetária do país e do enfraquecimento da economia.

    Depois do rebaixamento, o rublo, moeda russa, caiu mais de 6,5% em relação ao dólar, recorde de baixa, com um dólar valendo 68,76 rublos. No fim do dia, um dólar fechou valendo 67,96 rublos.

    A Rússia é o primeiro país emergente dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a perder o grau de investimento. O rebaixamento marca a primeira vez em mais de 10 anos que a dívida da Rússia fica abaixo do grau de investimento, o chamado "grau especulativo".

    A S&P citou que espera que a economia russa cresça apenas 0,5% ao ano nos próximos três anos, abaixo dos 2,4% dos últimos quatro anos.

    A Moody's e a Fitch, outras agências de classificação de risco, avaliam a Rússia como Baa3 e BBB- respectivamente, os níveis mais baixos nas escalas de grau de investimento. Abaixo desses níveis, o país também entraria no chamado grau especulativo (que indica alta probabilidade de calote) também nessas agências.

    CENÁRIO

    A medida pode prejudicar não só a imagem da Rússia entre os investidores, mas também elevar seus custos de financiamento, já que muitos fundos têm regras que os impedem de comprar títulos não classificados como grau de investimento.

    A economia da Rússia deve entrar em recessão neste ano, uma vez que as sanções do Ocidente por causa dos conflitos com a Ucrânia estimulam a fuga de capitais e a inflação. Além disso, uma queda duradoura dos preços do petróleo prejudica as receitas de exportação da Rússia.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024