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    Revelação do Vine, Lucas Rangel celebra 1 milhão de seguidores

    MARIANA BARBOSA
    DE SÃO PAULO

    01/02/2015 02h00

    "Ele coloca qualquer hashtag nos top trends do Twitter em dez minutos", diz orgulhoso o pai Alex Rangel, empresário que trabalha com representação de peças de motocicleta e que agora também cuida de agenciar a carreira do filho Lucas.

    Aos 17 anos, com 1 milhão de seguidores, Lucas Rangel é a maior celebridade nativa do Vine, plataforma de criação de vídeos de seis segundos.

    Popular entre menores de 20 anos, o Vine, que pertence ao Twitter, existe há pouco mais de dois anos mas só começou a "pegar" no Brasil no último ano.

    Lucas é mineiro de Belo Horizonte e conta que começou fazendo vine na brincadeira, com o celular, compartilhando entre amigos. Isso foi no final de 2013. De janeiro do ano passado para janeiro deste ano, o número de seguidores saltou de 68,1 mil para 1 milhão. "Quando o Vine estourou no Brasil, eu já estava lá", diz.

    Outros criadores de vídeo caminham para o hall da fama da internet. Caso de Victor Meyniel, que tinha 67,4 mil seguidores há um ano e hoje tem cerca de 730 mil.

    Com um humor leve, sem palavrões e que tratam de situações do cotidiano de um adolescente -em casa, na escola, se relacionando com os amigos -Rangel alcançou o status de celebridade também no mundo real. "Todo dia alguém me para e pede pra tirar um selfie." Ainda tem gente que pede autógrafo, diz, são os fãs mirins, que não têm celular.

    Na última sexta-feira, 30, Lucas celebrou a marca de 1 milhão de fãs com um evento no Cinépolis da Lagoa, no Rio de Janeiro, patrocinado pela Coca-Cola. Foram distribuídos pela internet 2,1 mil convites, que se esgotaram em menos de 3 minutos. Além da chance de fazer selfies com o ídolo, os fãs assistiram a uma sessão com uma coletânea de vines de Lucas.

    ASSÉDIO

    O assédio das marcas tem sido grande nos últimos meses. "Rejeitei alguns pedidos para não sobrecarregar demais o meu perfil", diz. "Tento equilibrar. Porque ninguém gosta de propaganda. Se você só fica empurrando produto, o cara deixa de te seguir, acha que você só quer ganhar dinheiro as custas dele."

    Ele afirma que o público "não perdoa" quando um artista de internet abusa da propaganda ou tenta vender um produto que não tem a ver com ele. "As pessoas se revoltam, xingam. Isso é ruim para as marcas e para o influenciador, que depois não consegue mais nenhum trabalho."

    Lucas não gosta de falar quanto tem faturado com propaganda, mas diz que não mudou seu padrão de vida. "Sou bem consciente de dinheiro. Hoje tenho mais liberdade financeira pra comprar minhas coisas, mas não saio gastando."

    Ele acabou de terminar o ensino médio e pretende prestar vestibular para publicidade no meio do ano. "Vou dedicar este semestre para a carreira e aos poucos vou encaixando a faculdade na minha rotina", diz.

    Seu sonho é montar uma agência de publicidade e se dedicar à criação de campanhas para a internet. "Fico vendo o ranking das agências, quero ser a número 1. Sou alucinado com propaganda, desde pequeno. Quero ser a mente por trás das campanhas."

    Ultimamente, Rangel tem experimentando vídeos maiores no Youtube, onde tem um canal em que assina como RangeldoVine.

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