• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 04:25:01 -03

    Aumenta preocupação da Europa com fim de programa de resgate à Grécia

    DO "FINANCIAL TIMES"

    01/02/2015 17h46

    Autoridades da zona do euro estão mais preocupadas com o risco de que o programa de resgate a economia da Grécia, de €172 bilhões, expire no final deste mês.

    Isso porque, nos últimos dias, as autoridades do bloco se convenceram de que o governo grego, após reuniões entre as partes, não percebem o risco que o país corre se vier a perder as linhas de crédito do BCE (Banco Central Europeu).

    Autoridades da União Europeia ficaram desapontadas na sexta-feira (30), quando Yanis Varoufakis, o novo ministro da economia da Grécia, afirmou que o governo não tem intenção de cooperar com uma missão da "troica" de credores formada por FMI, União Europeia e BCE (Banco Central Europeu).

    O ministro disse ainda que não solicitaria prorrogação da data-limite de 28 de fevereiro, em sua negociação com os credores. Caso não seja fechada até lá a renovação do programa de resgate, o país vai perder acesso ao crédito do BCE.

    O ministro coroou assim a primeira semana tumultuada do governo antiausteridade, de quem os anúncios de reverter cortes de gastos e privatizações enervou os mercados.

    Houve algum alívio quando Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego da esquerda radical, adotou um tom mais brando no sábado (31), ao dizer que não estava buscando conflitos e tinha esperanças de encontrar um acordo.

    Orestis Panagioutou/Efe
    Alexis Tsipras, líder da oposição do partido Syriza, acena para eleitores após resultado de eleição em Atenas, na Grécia
    Alexis Tsipras, líder da oposição do partido Syriza, acena para eleitores após resultado de eleição em Atenas, na Grécia

    Ele também revelou ter procurado Mario Draghi, presidente do BCE, para assegurar sua intenção de chegar a um acordo.
    Mas a paciência em países credores da Grécia, especialmente na Alemanha, está se esgotando. Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu e social-democrata alemão, instou a Grécia ir com calma em seus repetidos ataques contra Berlim.
    "Bater nos alemães pode soar bem por alguns trimestres, mas é uma visão curta que não levará a lugar nenhum, disse ao jornal "Welt am Sonntag".

    Também no sábado (30), a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, alertou Atenas para não esperar mais concessões.

    O programa de resgate da Grécia deve expirar no próximo dia 28 e, caso não seja renegociado, o país irá ficar, pela primeira vez em cinco anos, sem um respaldo financeiro da União Europeia.

    Como o FMI dificilmente irá disponibilizar recursos sem a participação da União Europeia, o país pode ficar sem acesso a financiamento para pagar bilhões de euros em dívidas nos próximos meses.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024