• Mercado

    Monday, 24-Jun-2024 09:46:49 -03

    Consultoria usa banner de Graça Foster para atrair investidores

    MARIANA BARBOSA
    DE SÃO PAULO

    06/02/2015 02h00

    Em tom de galhofa, a consultoria Empiricus Research, especializada em análise de ações, está aproveitando o desgaste da imagem da presidente demissionária da Petrobras, Graça Foster, para atrair novos clientes.

    Nos últimos dias, a empresa tem veiculado um anúncio digital, em forma de banner, com a imagem de Graça e a pergunta "Trunfo ou Mico? É hora de comprar?".

    Conhecida por análises diretas e bastante críticas ao governo, a Empiricus ganhou fama durante as eleições ao despertar a ira da campanha de Dilma Rousseff com um relatório sobre "como proteger seu patrimônio em caso de reeleição de Dilma".

    A coligação da presidente entrou com ação no TSE alegando se tratar de propaganda eleitoral antecipada, mas o tribunal entendeu que a peça não feria a legislação.

    Especializada na venda de análises do comportamento de ações para o investidor não profissional, a Empiricus tem como modelo de negócio uma estratégia de marketing conhecida como "call to action". Os anúncios em forma de banner em sites e blogs e por meio do Google são o chamariz para obter o cadastro de potenciais clientes.

    Para estimular o cadastro, a empresa oferece em troca relatórios gratuitos. Ela então usa os e-mails de potenciais clientes para tentar vender relatórios mais detalhados, cujos preços variam de R$ 10 a R$ 1.000 mensais.

    A estratégia de marketing foi introduzida pela americana Agora Inc, que adquiriu parte da Empiricus em 2012.

    "Nosso negócio é produção de conteúdo, mas o capex [investimento] é marketing", diz Felipe Miranda, sócio fundador. A empresa possui uma base de 400 mil e-mails cadastrados, que vêm aumentando ao ritmo de 50 mil por mês. Desses, cerca de 10% se convertem em clientes.

    Miranda diz que as campanhas são dinâmicas e duram enquanto dão resultado. A empresa espera a saída de Graça para bolar a próxima.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024