• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 13:36:58 -03

    Bancos têm lucro crescente e inadimplência controlada em 2014

    DE SÃO PAULO

    12/02/2015 02h00

    Mesmo com a forte desaceleração do PIB, os quatro maiores bancos do país –BB, Itaú, Bradesco e Santander– mantiveram lucros crescentes e inadimplência controlada, destoando dos demais setores, abalados pela estagnação da economia em 2014.

    O principal motivo é o conservadorismo do setor, que desde 2012 aposta nos empréstimos de menor risco de calote (crédito consignado, imobiliário e grandes empresas).

    Ao mesmo tempo, passaram a ter margens de ganho mais polpudas, possibilitadas com a retomada do aumento de juros.

    Editoria de arte/Folhapress

    Os bancos atuam em um dos poucos setores da economia brasileira que crescem bem acima do PIB, que deverá ter, no máximo, crescido 0,2% em 2014.

    O volume de crédito cresceu 11% no Santander, 9,8% no Itaú e no BB, e 6,5% no Bradesco. O ritmo, no entanto, ficou aquém da casa de 15% dos anos anteriores.

    O conservadorismo levou os bancos a registrarem pisos históricos de inadimplência: 3,1% no Itaú, 3,5% no Bradesco, 3,3% no Santander e 2,03% no BB.

    Com os calotes controlados, Itaú e Santander puderam reduzir as despesas com provisões para calotes constituídas nos anos anteriores, um dos maiores custos embutidos nos empréstimos, mesmo com a expansão ainda vigorosa no volume de crédito.

    Entre os grandes, apenas Bradesco e BB elevaram essas provisões.

    "Os bancos tiveram lucros exuberantes em 2014 e vão elevar ainda em 2015. A inadimplência está sob controle, o crédito cresce acima do PIB, as margens aumentaram e não podemos desprezar a expertise dos gestores de navegar em tempos de crise", disse Erivelto Martins, presidente da Austin Rating.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024