• Mercado

    Friday, 17-May-2024 06:59:35 -03

    ANÁLISE: Sem Carr e Jon Stewart, jornalismo perde parte da graça e da autocrítica

    LUCIANA COELHO
    EDITORA-ADJUNTA DE "MERCADO"

    15/02/2015 13h19

    A morte prematura do repórter e colunista de mídia David Carr (aos 58) e a aposentadoria também precoce do humorista e âncora Jon Stewart (51) em um intervalo de 48 horas tiram do jornalismo parte importante de sua capacidade de autocrítica.

    O golpe moral é pior porque as duas perdas, abruptas, ocorrem na mesma semana em que a rede de TV americana NBC suspendeu o âncora Brian Williams –o William Bonner de lá– por mentir sobre sua participação em reportagens.

    Carismáticos e donos de histórias de superação, tanto Carr como Stewart usaram sua alta capacidade de identificação com o público para lhe entregar, na última década, críticas sofisticadas do meio em que trabalhavam, moldadas com observações precisas e a dose certa de ironia.

    Parece pouco, mas é artigo em falta em um mercado no qual fórmulas, rumos e foco estão em revisão perpétua.

    Stewart, que deve se aposentar no segundo semestre do "Daily Show", é o maior responsável pelo sucesso de um modelo de entretenimento que, acidentalmente, tornou-se jornalismo relevante.

    Seu falso noticiário, sem necessidade de imparcialidade nem de dosar o sarcasmo, se manteve nos últimos 11 anos como a principal fonte de informação política dos americanos de até 30 anos.

    Nos 17 anos em que pilotou o programa, fez humor fino e entrevistou com igual perspicácia gente da esquerda e da direita que o respeitava, mesmo discordando de seus pontos de vista progressistas.

    Já Carr virou o herói improvável em um ambiente insuspeito ao tornar-se o astro do documentário "Page One", sobre o "New York Times", expondo ali sua história pessoal e as falhas de seu meio.

    Farão falta ao público e a um gênero pouco dado a noticiar as próprias feridas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024