• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 20:58:51 -03

    Fed expressa cuidado para alta dos juros não afetar recuperação nos EUA

    DA REUTERS

    18/02/2015 17h25

    Integrantes do Federal Reserve reunidos na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) expressaram preocupação com a possibilidade de que elevar os juros cedo demais jogue água fria sobre a recuperação econômica dos Estados Unidos.

    A leitura do mercado é que os membros devem aguardar mais para elevar os juros nos EUA.

    Na reunião, os integrantes debateram também o impacto das inflação baixa na economia americana, além da desaceleração da economia chinesa e das tensões no Oriente Médio e na Ucrânia. Segundo o Fomc, todos esses fatores "representavam riscos" à perspectiva de crescimento econômico no país.

    Para os integrantes do comitê, uma decisão sobre quando elevar os juros continuará dependendo dos indicadores econômicos. No entanto, o momento exato de agir continua sendo um motivo de preocupação.

    "Muitos participantes observaram que um aumento prematuro nos juros poderia golpear a recuperação aparentemente sólida da atividade real e das condições do mercado de trabalho, minando o progresso em direção aos objetivos do comitê", segundo a ata.

    O Fed repetiu em janeiro que seria "paciente" ao decidir quando elevar os juros, atualmente quase zerados, mas reconheceu o declínio de certas medidas de inflação.
    Na ata da reunião, eles também hesitaram sobre o impacto de descartar o termo "paciente" de seu comunicado.

    A ata mostra que muitos integrantes do comitê temiam que abandonar a expressão "paciente" –quando chegar a hora– ameaça alterar as expectativas do mercado sobre uma alta de juros a uma "faixa de datas indevidamente estreita".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024