• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 00:18:12 -03

    Greve dos caminhoneiros corta escoamento de ração animal

    DE RIBEIRÃO PRETO
    DE CAMPINAS
    COLABORAÇÃO PARA FOLHA, DE LONDRINA (PR)

    25/02/2015 02h00

    Os efeitos do movimento de caminhoneiros chegaram à Bolsa de Mercadorias de Chicago nesta terça (25). Com as notícias de que o escoamento da safra pode ser afetado, os contratos futuros de soja para maio subiram ao maior preço em seis semanas durante o pregão, mas recuaram um pouco e fecharam com alta de 1,7%.

    No Brasil, a paralisação provoca interrupção na produção da indústria, falta de combustíveis, hortifrútis e ração para suínos e aves, principalmente na região Sul, epicentro do movimento.

    Com a falta de combustível, filas de até 500 metros foram registradas em postos de Loanda, cidade de 22.448 habitantes no norte do Paraná.

    Nos postos da cidade, o preço médio do litro da gasolina é de R$ 3,57.

    Faltou verdura e leite fresco em supermercados de Maringá, enquanto milhares de litros de leite estão sendo jogados fora em Arapongas (379 km de Curitiba).

    Parado na rodovia há mais de 48 horas, Valdir Melo, 52, via resignado parte dos 34 mil litros de leite que leva em sua carreta vazarem para o asfalto. Melo fez um levantamento informal junto aos colegas e calculou que há mais de 300 mil litros de leite parados em Arapongas.

    SEM RAÇÃO

    Em Santa Catarina, o estoque dos alimentos de porcos e aves está praticamente no fim. "Os animais estão em sofrimento alimentar e, sem comida, começam a se morder", afirmou Ricardo Gouvêia, diretor do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina.

    Até o fim da tarde de terça-feira (24), os 2.000 porcos do produtor Diego Schoelier, que ficam em Joaçaba e Itapiranga, ambos em SC, estavam sem comida havia 36 horas.

    O produtor Losivanio Luiz de Florenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, disse que as propriedades rurais já correm risco sanitário.

    "Não sabemos por mais quantos dias os animais irão sobreviver", afirmou.

    (GABRIELA YAMADA, VENCESLAU BORLINA E WILHAN SANTI)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024