• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 13:30:52 -03

    Justiça afasta juiz do caso Eike de cargo de titular de vara federal

    MARCO ANTÔNIO MARTINS
    DO RIO

    05/03/2015 16h12

    Em uma reunião fechada, o Órgão Especial do TRF-2 (Tribunal Regional Federal), no Rio e Espírito Santo, decidiu nesta quinta (5) afastar o juiz federal Flávio Roberto de Souza das funções do cargo de titular da 3ª Vara Federal Criminal.

    O magistrado foi flagrado, na terça (24), dirigindo o Porsche do empresário Eike Batista e que havia sido apreendido por sua determinação.

    A Folha apurou que, além do caso Eike, dois juízes federais descobriram outras irregularidades que teriam sido praticadas por Souza como titular da 3ª Vara Federal. A dupla de magistrados realiza uma análise sobre os seus atos à pedido do corregedor regional, o desembargador Guilherme Couto de Castro.

    As supostas irregularidades não foram reveladas, mas um relatório deve ser encaminhado ao corregedor nos próximos dias. O documento será base para uma investigação em que foi decretado sigilo.

    O juiz Flávio Roberto de Souza não comentou a abertura de investigação pelo TRF.

    Na terça (3), a 2ª Turma do TRF suspendeu o juiz do caso Eike Batista, além de anular todos os seus atos no processo. Apenas os bloqueios de bens do empresário foram mantidos pelos desembargadores do tribunal.

    O processo de Eike Batista está parado. Aguarda a sessão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em que se definirá a vara e o juiz que serão responsáveis pelo caso.

    Eike Batista é réu por supostamente ter cometido "insider trading" (negociação de ações com informação privilegiada ) e manipulação de mercado, na venda de ações da OGX e da OSX. A defesa do empresário nega as acusações.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024