• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 12:06:48 -03

    Law ainda é poderoso, afirma ex-deputado que comandou CPI

    DE SÃO PAULO

    12/03/2015 02h00

    Os problemas de Law Kin Chong com a polícia começaram em 2002, quando foi flagrado em interceptações telefônicas da Operação Anaconda da PF, que apurou esquema de venda de sentenças judiciais. O caso culminou em uma CPI, aberta em junho de 2003 e presidida pelo então deputado federal Luiz Antonio de Medeiros.

    Durante as investigações, o advogado Pedro Lindolfo Sarlo, que à época representava Law, intermediou uma reunião do empresário com Medeiros.

    No encontro, Law foi flagrado oferecendo US$ 1,5 milhão para que Medeiros "aliviasse" sua situação na CPI. A reunião foi filmada.

    Law foi preso em junho de 2004. À Justiça sua defesa afirmou que Medeiros pediu US$ 3 milhões para retirá-lo do relatório da CPI e que o empresário se mostrava disposto a pagar metade. A gravação, segundo a advogada de Law, foi manipulada para comprometê-lo, e não o deputado.

    "Quando fui investigar o Law, a PF me disse: 'Olhe, ele vai tentar te comprar'", afirmou Medeiros. "Essa é a prática dele. Compra policiais, promotores, juízes. Compra todo o mundo."

    "Comuniquei [o contato] à PF e armamos um esquema para pegá-lo. Fiz uma negociação com ele para prendê-lo em flagrante. Era o único jeito que tinha. Toda a gravação fui eu que fiz com a PF."

    Segundo Medeiros, Law teria contratado uma agência de publicidade e adulterado o conteúdo do filme para inverter a situação.

    "Ele semeou a dúvida na opinião pública sobre se eu realmente o tinha prendido ou o chantageado."

    Law foi condenado a quatro anos de prisão por corrupção ativa pela Justiça Federal. Saiu da cadeia em 2008, e o caso continua em andamento. "Ninguém ouve mais falar em combate ao contrabando. Há quase um silêncio absoluto, nunca teve tanto [contrabando] no país. Não sei por que parou, mas Law continua sendo um homem muito poderoso", disse Medeiros.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024