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    Empresas oferecem serviços na internet para cortar despesas na crise

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    16/03/2015 02h00

    Enquanto parte dos empresários se angustia com as previsões de que a economia brasileira deve encolher em 2015, outros veem neste cenário uma oportunidade para investir e ganhar clientes.

    Para isso, oferecem ferramentas tecnológicas que prometem diminuir os custos das empresas, sem afetar a produtividade.

    Entre as opções disponíveis no mercado, estão serviços de secretária remota, atendimento ao cliente automatizado, terceirização de tarefas repetitivas e entregas.

    Ernesto Rodrigues/Fopress
    Alexandre Borin Cardoso, fundador da Prestus, empresa que presta serviços de secretarias virtuais
    Alexandre Borin Cardoso, fundador da Prestus, empresa que presta serviços de secretarias virtuais

    A maior parte desses serviços aproveita o avanço da internet e da computação em nuvem (armazenamento remoto de informações) para criar versões simplificadas dos serviços.

    Com isso, pequenas empresas podem acessar serviços que antes eram reservados às grandes companhias, diz Alan Leite, da aceleradora de negócios Startup Farm.

    E, com a piora do cenário econômico brasileiro, fica ainda mais forte o argumento de que essas novas empresas têm para vender produtos que geram economia, diz Alessandro Saade, professor da escola de negócios BSP (Business School São Paulo).

    Alexandre Borin Cardoso, 37, fundador da Prestus, já tem o seu na ponta da língua. Como as vendas vão ser mais difíceis em 2015, nenhuma empresa pode perder clientes por falta de atendimento telefônico, mesmo fora do horário do expediente, diz.

    Para garantir isso a outras companhias, a empresa oferece um serviço de secretárias remotas para atender as ligações. Hoje são 35 secretárias virtuais que atendem 350 empresas 24 horas por dia, sete dias da semana.

    Segundo Cardoso, a empresa dobrou seu faturamento no mês de fevereiro em relação ao mesmo mês de 2014. A companhia fatura aproximadamente R$ 2 milhões ao ano e prevê crescer até 60%.

    Outro serviço que espera deslanchar é o da Intelipost, que permite uma comparação automatizada do custo de frete em 300 transportadoras.

    A companhia, fundada há um ano, atende atualmente 60 lojas virtuais. A meta da empresa é fechar o ano com 300 e atender também lojas físicas e distribuidores.

    Gabriel Drummond, 33, cofundador da empresa, explica que cada transportadora possui regras próprias de precificação. A ferramenta identifica, caso a caso, qual produto deve ir com cada prestador de serviço, o que economiza tempo e dinheiro.

    "Ideias que geram eficiência sempre terão espaço. Mas, em um ano em que todo mundo espera não crescer, o objetivo de todos fica sendo achar maneiras de arrumar a casa", diz Drummond.

    CAUTELA

    Para Saade, da BSP, pequenas e médias empresas devem olhar com atenção o potencial que essas ferramentas têm de gerar economia.

    Ele afirma que as empresas devem adotar esses sistemas de modo gradual e cauteloso, levando em conta que cada troca demanda investimento (mesmo que seja apenas de tempo para a adaptação) e pode não funcionar.

    "A primeira coisa que se deve observar é o quanto a solução já está funcionando. Você pode contratar start-ups de dois meses ou de dois anos, mas é preciso saber qual a maturidade do serviço que ela oferece", diz Saade.

    Veja alguns dos serviços que estão disponíveis na rede:

    Secretárias Virtuais
    A empresa Prestus, fundada em 2009 por Alexandre Borin Cardoso, oferece planos que enviam ligações não atendidas para uma central 24 horas com assistentes virtuais que atendem em nome da empresa. O serviço, realizado para 350 companhias por 35 profissionais, custa R$ 350 mensais

    Atendimento ao cliente
    A Direct Talk lançou no último trimestre de 2014 o serviço DTe-Service, que responde dúvidas de consumidores automaticamente. Para isso, são cadastradas as questões mais frequentes e suas respostas. A empresa paga mensalmente pelo número de interações com consumidores, partindo de R$ 117 para 300 respostas

    Pagamento móvel
    Start-ups como Kiik, Payleven e Summup prometem reduzir as contas de empreendedores com as maquininhas de cartão. Para isso, oferecem alternativas para que os pagamentos sejam feitos a partir de celulares, que podem ser dos clientes ou da empresa

    Frete
    A empresa Intelipost, fundada por Stefan Rehm e Gabriel Drummond (à dir. na foto), possui serviço de comparação automática de custo para fretes em lojas virtuais, o que agiliza a escolha e ajuda a economizar. Outra opção é usar serviços de chamada de motoboys por aplicativo, como 99motos e Loggi

    Compras coletivas
    A empresa Área Central oferece um sistema em que grupos de micro e pequenas empresas podem gerenciar seus pedidos para seus fornecedores. A ideia é conseguir preços melhores, com aumento do volume de compras. A plataforma, usada por 1.200 companhias, chega a obter descontos de 30% no setor de construção, por exemplo

    CAIXA FECHADO
    A Xpenditure e a Expense Mobility têm aplicativos que digitalizam notas fiscais. Servem para evitar erros e fraudes no reembolso de gastos de funcionários a um custo que parte de aproximadamente R$ 20 por usuário

    Cotação
    Rede Cotação e ProCompra permitem identificar fornecedores e negociar com eles pela internet. Na primeira, o empresário cadastra seus fornecedores e informa o que precisa comprar para receber propostas. Na segunda, a própria plataforma identifica fornecedores que se adequam a necessidades e faz a indicação de três deles

    Trabalhadores anônimos
    A companhia mineira Crowdtask permite a terceirização pela internet de trabalhos intelectuais para uma rede de 7.000 cadastrados. Entre as opções disponíveis estão tradução, classificação de produtos para lojas virtuais ou testes de softwares. O preço é negociado por tarefa

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