• Mercado

    Monday, 20-May-2024 04:52:40 -03

    Volks suspende temporariamente contrato de 250 em Taubaté

    JULIANA CUNHA
    DE SÃO PAULO

    17/03/2015 18h53

    Fábrica da Volkswagen em Taubaté vai colocar 250 funcionários em regime de lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) a partir do dia 17 de março. A maior parte desses empregados estava em férias coletiva desde o dia 23 de fevereiro e retornaria ao trabalho esta semana. A empresa não quis comentar o assunto. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté anunciou a decisão da montadora em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (17).

    A empresa também comunicou que pretende dar férias coletivas para todos os trabalhadores dos dois turnos por um período de 20 dias, a partir do próximo dia 30 de março.

    A Volkswagen ainda não formalizou o protocolo das férias coletivas no sindicato nem no Ministério do Trabalho, mas a decisão já é dada como certa, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Hernani Lobato.

    Ainda segundo Lobato, todos os direitos dos trabalhadores em lay-off estão garantidos, incluindo o FGTS, o INSS e a participação nos lucros. "O sindicato conseguiu uma garantia dos patrões de que todos os trabalhadores que sairão em lay-off retornarão ao emprego e conseguiu um reajuste salarial de 11,23%, referentes ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais 2% de aumento, a serem pagos a partir de abril, retroativo a março", diz ele.

    Conhecida como lay-off, a suspensão temporária do contrato de trabalho é uma forma juridicamente aceita de evitar que as empresas arquem com os custos de uma demissão coletiva e ao mesmo tempo consigam recuperar sua capacidade produtiva rapidamente caso a situação econômica melhore.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024