• Mercado

    Thursday, 16-May-2024 23:05:18 -03

    Lava Jato influenciou queda de vagas em fevereiro, diz ministro do Trabalho

    DE SÃO PAULO

    18/03/2015 15h39

    Em fevereiro as demissões superaram as contratações em 25,8 mil no setor da construção civil, número que, segundo o ministro Manoel Dias, do Trabalho, foi influenciado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal.

    Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho.

    O saldo da construção civil só não é pior que o observado no comércio, que foi negativo em 30,3 mil. O setor agropecuário encerrou 9.500 postos. Em fevereiro, foram, no total, fechadas 2.400 vagas, o pior resultado para o mês desde 1999.

    Segundo o ministro, a Lava Jato fez com que houvesse demissões em empresas que prestam serviços à Petrobras. "Neste primeiro momento, a Lava Jato influenciou na redução de emprego", disse.

    O impacto da Lava Jato no emprego tem sido mais forte no Rio de Janeiro e em Pernambuco, Estados recordistas de demissão em fevereiro e onde a Petrobras tem forte presença. Mas as consequências de paralisação de obras devem ser sentidas em todo o país, afirmou Dias.

    No Rio, foram desativadas 11,1 mil vagas de trabalho em fevereiro, sendo 4.043 na construção civil. Em Pernambuco, o saldo negativo foi de 10,6 mil vagas, 3.040 só na construção civil.

    Dias espera que o mau resultado na construção civil em janeiro e fevereiro seja revertido a partir de março com novos contratos que estão sendo feitos.

    Segundo o ministro, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) tem orçamento de R$ 56 bilhões para construção de moradia para a baixa renda, o que tem potencial de gerar 545 mil postos de trabalho. De janeiro a 17 de março, foram liberados R$ 8,7 bilhões desses recursos, afirmou.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024