• Mercado

    Wednesday, 01-May-2024 01:59:42 -03

    Metalúrgicos da Chery iniciam greve por tempo indeterminado

    DE SÃO PAULO

    06/04/2015 12h10

    Trabalhadores da fábrica da montadora Chery, em Jacareí, no interior paulista, iniciaram uma greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (6).

    Eles pedem a equiparação pago pela fabricante chinesa aos salários praticados em outras montadoras, reclamam de trabalhadores terceirizados em excesso na unidade e das más condições de trabalho.

    Segundo o sindicato, um trabalhador da Chery ganha hoje R$1.199, enquanto um funcionário da General Motors, que exerce a mesma função, recebe em torno de R$3,5 mil.

    Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos
    Trabalhadores da Chery fazem ato na porta da fábrica em Jacareí (SP)
    Trabalhadores da Chery fazem ato na porta da fábrica em Jacareí (SP)

    A Chery disse que não irá se pronunciar até apresentar uma nova contraproposta aos trabalhadores, o que deve ocorrer amanhã. A montadora informa que está negociando com os trabalhadores desde março, quando teve a primeira proposta rejeitada pela categoria.

    NO BRASIL

    A fábrica –a primeira da marca fora da China– foi inaugurada em agosto do ano passado. A produção, porém, começou em fevereiro deste ano.

    A planta tem hoje cerca de 500 colaboradores e produz o hatchback Celer. A unidade deve também iniciar a produção do compacto QQ no segundo semestre.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024