• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 12:51:11 -03

    EUA elevam em 64% a venda de cerveja artesanal ao Brasil

    DO "FINANCIAL TIMES"

    10/04/2015 02h00

    O dólar forte pode estar prejudicando a competitividade das exportações norte-americanas, mas não diminuiu a sede mundial pelas cervejas artesanais produzidas nos Estados Unidos.

    Puxadas pelo consumo expandido na Europa e nos mercados emergentes, as exportações totais de cerveja artesanal dos Estados Unidos subiram em 36% em 2014, pela primeira vez superando os US$ 100 milhões.

    Segundo Bob Pease, presidente da Brewers Association, que representa os pequenos fabricantes de cerveja independentes dos EUA, "a revolução das cervejas artesanais norte-americanas é um fenômeno mundial".

    Ainda que o comércio do produto praticamente inexistisse uma década atrás, quando os fabricantes de cerveja artesanal ainda enfrentavam dificuldades para atender à demanda nacional, nos últimos anos as exportações vêm registrando crescimento da ordem dos dois dígitos.

    Mais de 80 produtores de cerveja artesanais norte-americanos exportaram em 2014, elevando suas vendas ao Brasil em 64% ante o ano anterior e à região Ásia-Pacífico em 38%. As vendas à Europa Ocidental e Canadá também subiram, em 37% e 32%.

    Pease aponta que o gosto dos consumidores quanto à cerveja agora parece ter evoluído. Muitos dos produtores artesanais começaram tentando emular o que entendiam ser os estilos superiores das cervejas europeias.

    "Há 30 anos, a cerveja americana era considerada basicamente uma piada, em termos de sabor –uma lager industrial. Os europeus não a levavam a sério. Os fabricantes de cerveja dos Estados Unidos mudaram isso", ele acrescenta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024