• Mercado

    Saturday, 04-May-2024 09:50:33 -03

    Petrobras confirma que balanço auditado será divulgado no dia 22

    DE SÃO PAULO
    DA REUTERS

    16/04/2015 21h58

    A Petrobras confirmou nesta quinta-feira (16) que vai divulgar o balanço auditado com os resultados contábeis referentes ao terceiro trimestre do ano passado e também ao ano completo de 2014 no próximo dia 22.

    Ambas as publicações estão atrasadas em meio às investigações da operação Lava Jato sobre esquema de corrupção envolvendo a estatal.

    Em comunicado, a estatal disse também não serem "legítimas outras estimativas que não sejam aquelas divulgadas pela própria companhia através de comunicados e fatos relevantes ao mercado", a respeito dos valores veiculados pela mídia sobre metodologias, cálculos e valores relacionados ao balanço do terceiro trimestre de 2014 e das demonstrações contábeis anuais da empresa.

    Na segunda-feira (13) o Conselho de Administração da Petrobras havia informado que irá se reunir no próximo dia 22 para apreciar as demonstrações contábeis da empresa auditadas por auditores independentes.

    Um dos fatores que atrasou a publicação foi a própria metodologia para calcular as perdas. O auditor independente PwC (PriceWaterhouseCoopers) negou-se assinar no ano passado o balanço do terceiro trimestre, que foi divulgado em janeiro sem o aval externo.

    O documento auditado deveria ter sido apresentado até 31 de março. Mas segue em atraso porque a empresa precisou submeter à SEC (reguladora do mercado de capitais dos EUA) os critérios para descontar do valor dos ativos a perda com corrupção, citada por delatores ouvidos na Operação Lava Jato.

    O balanço precisará ser auditado e aprovado pela PwC antes de ser submetido ao conselho de administração da empresa. A proposta da Petrobras enviada para a aprovação da SEC leva em conta um desconto no valor dos ativos citados nas delações da Lava Jato de 3% -a porcentagem mais alta mencionada pelos acusados do esquema.

    NÃO AUDITADO

    Em janeiro, a Petrobras divulgou, após dois adiamentos, o balanço com os resultados do empresa no terceiro trimestre de 2014. O valor, contudo, não contabilizou o dinheiro perdido em desvios investigados na Operação Lava Jato e nem a perda de valor recuperável de alguns de seus ativos por efeito do escândalo de corrupção.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024