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    Lançamentos são novas opções para quem pretende comprar um jipinho

    RODRIGO MORA
    DE SÃO PAULO

    30/04/2015 02h00

    É quase impossível o consumidor partir para o segmento de SUVs urbanos e não encontrar um modelo que atenda seus desejos e necessidades, sobretudo após a safra que brotou no mercado nos últimos dois meses.

    Renegade, HR-V e 2008 são a princípio apenas novos concorrentes, num segmento dominado por EcoSport e Duster, que jamais sofreram ameaças reais de Mitsubishi ASX e Chevrolet Tracker –bons produtos, mas coadjuvantes nos emplacamentos.

    Os últimos lançamentos deram mais identidade ao segmento. Disputam clientes com o mesmo poder aquisitivo, mas de perfis distintos.

    QUEM É QUEM

    O Jeep é destinado aos consumidores de perfil mais "descolado". Primeiro fruto da FCA (a união entre Fiat e Chrysler), carrega a herança de tudo que a Jeep fez e conquistou em estradas não asfaltadas. Pode-se duvidar da capacidade off-road de qualquer modelo desse nicho, menos da do Renegade.

    Pelo que mostrou numa avaliação fora de estrada durante seu lançamento, será difícil o menor dos Jeep encontrar um obstáculo que não possa ser vencido. Nem por isso o modelo deve desenvoltura no asfalto.

    Mas, se possível, invista na versão 2.0 turbodiesel (a partir de R$ 99,9 mil), que oferece a melhor relação entre desempenho e economia de combustível.

    Foco totalmente distinto tem o Honda, opção dos mais tradicionais. O interior é mais sóbrio, e sóbria também é a condução deste SUV.

    Seu câmbio CVT (há também o manual, mas reservado à versão de entrada, que deverá vender menos) privilegia o consumo e é elogiável quando o motor gira baixo.

    Investir pesado no acelerador dará resultados numa ultrapassagem, mas não há emoção nas arrancadas.

    O mesmo não se diz do Peugeot, que tem, ao menos na Griffe THP (R$ 79.590), o caráter mais esportivo.

    Pode-se criticá-lo (justamente) por não ter um câmbio automático –o que deve ser solucionado até 2016–, mas quem carregar o gosto por câmbios manuais para essa categoria encontrará no modelo de ascendência francesa produzido em Porto Real (RJ) a opção mais acertada entre os concorrentes. Nenhum entregará prazer ao volante e gosto de carro esportivo nos níveis do 2008.

    Motor (1.6 turbo flex, 173 cv) e câmbio (manual de seis marchas) formam dupla entrosada, alinhada no intuito de empolgar o condutor. O propulsor tem comportamento vigoroso e linear, enquanto a transmissão tem engates precisos, curtos e macios.

    O trio tem potencial para ameaçar o trono do EcoSport, mas Renegade e HR-V estão mais próximos do Ford.

    A Peugeot vislumbra 1.000 vendas ao mês para o seu utilitário urbano. A Honda calcula cerca de 5.000 HR-V até o fim do ano, enquanto a Jeep mantém segredo sobre o quanto venderá, um indício de que sua aposta é alta

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