• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 17:03:44 -03

    Incerteza engaveta projetos do setor agrícola e atrasa inovação

    MAURO ZAFALON
    COLUNISTA DA FOLHA

    30/04/2015 08h45

    As consultorias e as empresas de projetos agrícolas estão de braços cruzados. Os projetos já avaliados, e que deveriam ser tocados no setor, continuam nas gavetas.

    É um ano em que nada se move. O marasmo se contradiz com o aquecimento dos últimos anos, quando o setor viveu intensa expansão.

    E há algumas razões para isso. Primeiro, o setor agropecuário, assim como todos os demais, foi afetado pelas incertezas políticas.

    Na sequência, vieram as indecisões econômicas, que geraram também preocupações com o câmbio.

    A desvalorização cambial foi favorável aos exportadores de grãos, que obtiveram mais reais com seus produtos da safra 2015, mas deixaram um rastro de alta nos custos dos insumos para 2016.

    Para deixar o cenário ainda mais sombrio, os preços das commodities caem. Soja abaixo de US$ 10 e milho inferior a US$ 4 por bushel são desanimadores para os produtores brasileiros, principalmente devido à atual desaceleração do dólar.

    Essa perda de ritmo na implementação dos novos projetos agrícolas é preocupante. Isso porque coloca em xeque o avanço tecnológico na agropecuária brasileira.

    Todos os novos projetos contemplam esse aspecto de inovação, que busca produção maior, com custo menor.

    O engavetamento dos projetos inibe, também, o avanço da produtividade nas diversas atividades no país. Diante dos atuais aumentos de custos, resta ao produtor brasileiro elevar a produtividade para garantir uma competitividade maior ao país.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024