• Mercado

    Friday, 03-May-2024 05:04:45 -03

    Terceirização reduz efeito de época de crise, afirmam especialistas

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    04/05/2015 02h00

    Para quem prefere não arriscar com produção própria, a terceirização com bons fornecedores e prestadores de serviços pode dar mais agilidade e flexibilidade.

    Em vez de ter uma equipe e custos fixos, o empresário equilibra o número de pedidos com a demanda a seus fornecedores e profissionais freelancers, diz Cynthia Serva, do Centro de Empreendedorismo do Insper.

    A loja virtual Oppa, de móveis, vende somente itens feitos por fornecedores terceirizados, mas com sua marca.

    Para conseguir manter uma identidade própria, a companhia conta com uma equipe de desenvolvimento, responsável por escolher fornecedores, criar projetos e se certificar da qualidade, explica José Machado, 35, diretor de design da companhia.

    "Buscamos no mercado fornecedores que possam desenvolver produtos para cada faixa de preço que queremos preencher. A partir daí, desenvolvemos versões exclusivas dos itens deles para nossa marca", explica.

    Atualmente, a empresa trabalha com cerca de 150 fornecedores, que desenvolvem mil projetos diferentes.

    "Não seria possível ter uma fábrica que conciliasse todas as tecnologias e especialidades que precisamos", diz.

    A loja virtual Era Uma Vez vende roupas para bebês confeccionadas por oficinas do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, onde a companhia começou em 2011, antes de migrar para o on-line.

    Terceirizar, explica o fundador Victor Lovatim, 33, protege a empresa nos períodos de crise no setor, por ter folha de pagamentos menor.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024