• Mercado

    Saturday, 04-May-2024 01:01:25 -03

    Internet faz 20 anos no Brasil e vê perfil de usuário mudar

    DE SÃO PAULO

    02/05/2015 02h00

    Exatos 20 anos após começar a ser oferecido comercialmente no Brasil, o acesso à internet ainda é restrito a cerca de 60% da população, mas deixou de ser concentrado na população mais rica.

    No dia 1º de maio de 1995, a Embratel começou a oferecer a possibilidade de acesso ao mercado em geral –antes, ela era limitada a universidades e alguns funcionários de órgãos oficiais.

    À época, 250 consumidores foram selecionados para testar a tecnologia –aficionados por tecnologia e consumidores que tinham dinheiro para comprar um PC.

    Hoje, 54% dos internautas pertencem à classe C, ante 36% de A e B, de acordo com pesquisa do instituto Data Popular feita a pedido do Google com 1.500 usuários.

    Há ao menos 120 milhões de brasileiros conectados, de acordo com o levantamento mais recente do instituto Nielsen Ibope, de julho de 2014 (o número leva em conta acessos frequentes e esporádicos). O Brasil tinha, no mesmo mês, 202,8 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

    A mudança no perfil do internauta está relacionada às redes sociais aos smartphones, que estimulam a conexão.

    Editoria de arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024