• Mercado

    Monday, 20-May-2024 06:24:36 -03

    Escola alternativa faz parceria para distribuir método on-line

    JOANA CUNHA
    DE SÃO PAULO

    15/05/2015 02h00

    A Abril Educação se associou nesta quinta-feira (14) com a instituição de ensino Lumiar, para vender o sistema educacional da nova sócia em escala, tanto para escolas privadas quanto para que as prefeituras o apliquem na rede pública.

    No negócio, que cria uma empresa nova chamada Lumiar Abril Educação, cada sócio investiu R$ 7 milhões.

    "O sistema Lumiar será completamente digital, com algoritmos que medirão a trajetória passada e indicarão a vocação dos alunos", afirma Ricardo Semler, fundador do Instituto Lumiar, que possui hoje três unidades em São Paulo, com 240 alunos.

    Leonardo Rodrigues / Valor
    O empresário Ricardo Semler, fundador da Lumiar
    O empresário Ricardo Semler, fundador da Lumiar

    "Vamos levar a municípios mais modernos. Também já temos hoje 31 pedidos para abertura de Lumiar fora do Brasil, em países como EUA e Dinamarca", afirma.

    A Abril Educação, segundo relatório da companhia, atingia no primeiro trimestre deste ano 899 mil alunos com seus sistemas de ensino, com alta de 30% sobre o trimestre anterior.

    SEM SEPARAÇÃO

    As escolas Lumiar desenvolveram um método que utiliza a curiosidade dos alunos para cumprir os requisitos do Ministério da Educação.

    Criado em 2003, o Lumiar colocou em prática uma concepção de ensino que não separa os estudantes por série nem idade e se vale de "mestres" que, diferentemente de professores convencionais, podem ter formação em qualquer área de conhecimento.

    Com um currículo baseado em mosaicos, o método descobre e explora áreas de interesse e vocações de cada aluno, como futebol ou geografia, para introduzir conteúdos de matemática, física, literatura e outras disciplinas.

    Semler, que foi um dos idealizadores do trabalho, é autor do livro "Virando a Própria Mesa", no qual contava como aumentou os lucros de sua empresa Semco dando poder aos funcionários.

    De acordo com o executivo, municípios que não possam pagar poderão ter o sistema implementado gratuitamente a partir do ano que vem.

    FUNDO TARPON

    No início deste ano, a totalidade das ações da Abril Educação foi vendida para fundos de investimentos da gestora Tarpon, do qual Semler é um dos fundadores e acionista minoritário.

    A operação foi avaliada em R$ 1,3 bilhão.

    O empresário atribui o investimento a um perfil de gestão inovador de Eduardo Mufarrej, então presidente-executivo da Tarpon, que assumiu a presidência da Abril Educação.

    O fechamento do contrato com a Lumiar, segundo Semler, representa um reconhecimento por parte do mundo dos negócios de que o setor de educação passa por transformações e começa a almejar novas experiências.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024