• Mercado

    Monday, 06-May-2024 12:00:27 -03

    Taxa de ocupação de voos volta a subir no país com demanda corporativa

    DA REUTERS

    23/05/2015 02h00

    A demanda por viagens de avião no mercado doméstico avançou a um ritmo mais forte que a oferta em abril. Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves interrompeu dois meses de queda e avançou 1,4 ponto percentual no mês passado, para 80,9%, segundo a Abear, associação do setor.

    A taxa é resultado de um crescimento da demanda de 3,09% ante o mesmo mês do ano passado e de um avanço da oferta de 1,31%, na mesma comparação.

    Dário Oliveira/Código19/Folhapress
    Movimentação de passageiros no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo (SP)
    Movimentação de passageiros no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo (SP)

    "Tal desempenho tem sido possível pela atuação direta das companhias para manter os voos ocupados em um ambiente de menor disposição para o consumo", disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. Segundo ele, as companhias aéreas têm praticado preços muito abaixo da média de um ano atrás.

    A taxa de ocupação havia caído em fevereiro pela primeira vez desde a criação da associação, em 2012, e recuado novamente em março, em meio à menor demanda corporativa devido à desaceleração da economia e ao crescimento da oferta de voos.

    Agora, as empresas aéreas têm informado que estão notando alguma reação do público corporativo, mas ainda abaixo do normal, afirmou Sanovicz. Esse tipo de passageiro costuma pagar preços mais elevados para viajar, dando maiores margens às companhias aéreas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024