• Mercado

    Monday, 06-May-2024 01:08:16 -03

    Na China, empresas tradicionais migram para setor de tecnologia

    DO "FINANCIAL TIMES"

    28/05/2015 02h00

    As companhias chinesas estão abandonando suas atividades primárias e se reinventando como companhias de tecnologia –e assistem a uma decolagem nos preços de suas ações à medida que substituem ramos como o carvão ou os pisos e assoalhos por jogos eletrônicos.

    As reencarnações de empresas espelham mudanças estruturais na economia mais ampla do país, onde o crescimento mais lento prejudica setores como a indústria e os imóveis.

    Empresas que começaram a atuar recentemente na tecnologia também se alimentam da euforia que levou o índice composto da Bolsa de Xangai a uma alta de 115% no ano passado –apesar da desaceleração da economia e do fato de que o lucro das indústrias (um indicador da saúde do setor fabril) ter caído 2,7% no primeiro trimestre.

    Quase 100 companhias com ações cotadas nas Bolsas chinesas mudaram oficialmente de nome no ano passado, a maioria das quais em função de mudanças estratégicas, e outras 40 o fizeram neste ano.

    "As companhias desejam que os investidores saibam que estão deixando seus negócios originais e ingressando em setores emergentes. É como os Estados Unidos nos anos 90, quando todas as companhias começaram a acrescentar .com aos seus nomes", disse Yao Weiwei, estrategista de ações da Huatai Securities, de Xangai.

    Ele afirma, contudo, que a maioria das mudanças de nomes são mais que simplesmente cosméticas.

    PLANO DE GOVERNO

    O setor de tecnologia e outros segmentos emergentes estão entre os maiores beneficiários da recente alta das ações. Os investidores antecipam que as companhias de tecnologia se beneficiem de políticas governamentais cujo objetivo é reduzir a dependência da economia quanto a indústrias pesadas e poluentes, e promover o setor de serviços.

    A Shangai Ace, uma mineradora de carvão deficitária, exemplifica o processo. No começo de fevereiro, ela adquiriu uma companhia de jogos on-line e mudou seu nome para Shanghai U9 Game Co., e o preço de suas ações subiu em 140% depois disso, apesar do peso dos ativos de mineração em seu balanço.

    "Sobre uma fundação de mineração e vendas de carvão, o negócio básico da empresa está se expandindo para incluir os jogos de Internet", a companhia anunciou em comunicado às autoridades financeiras.

    FOGOS DE ARTIFÍCIO

    A Panda Fireworks, uma fabricante deficitária de fogos de artifício, mudou de nome para Panda Financial Holding, em abril, para lançar uma plataforma de empréstimos de usuário a usuário. Informações sobre essa transformação parecem ter vazado, porque a empresa registrou a alta máxima diária permitida pela Bolsa, 10%, nos dois dias anteriores à suspensão das transações com suas ações, em 9 de abril.

    Regulamentações ambientais e uma queda na demanda conduziram a prejuízos com suas operações de fogos de artifício.

    Mas mudar de nome não cura tudo.

    Cloud Live Technology Group foi o novo nome adotado pelo Beijing Xiangeqing Group quando este decidiu deixar o ramo de restaurantes de luxo e ingressar na computação em nuvem.

    Mas no mês passado, o Cloud Live se tornou a primeira companhia chinesa a dar o calote no principal de seus títulos, ao não pagar 402 milhões de yuan (US$ 64 milhões ou cerca de R$ 192 milhões) em dívidas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024