• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 17:34:42 -03

    Novo posto de designer da Apple cria dúvida

    DO "FINANCIAL TIMES"

    31/05/2015 02h00

    Mesmo após duas décadas bem-sucedidas na Apple, em que ajudou a empresa a se tornar a mais valiosa do mundo, a nomeação de Jonathan Ive como diretor de design da companhia dividiu as opiniões entre os observadores da gigante de tecnologia.

    Para alguns, o novo posto seria condecorativo (ele era até então vice-presidente de design) e é um sinal de que Ive está pavimentando sua saída, cansado após produzir uma série de produtos inovadores como iPod e iPhone.

    Andrew Cowie/AFP
    Nomeação de Jonathan Ive como diretor de design da companhia gerou dúvidas
    Nomeação de Jonathan Ive como diretor de design da companhia gerou dúvidas

    Outros, porém, dizem que na verdade ele ganhou mais autoridade.

    De qualquer modo, ele é pelo menos o segundo homem mais poderoso da Apple, atrás de Tim Cook, o presidente-executivo. Há quem diga que ele é o mais poderoso, graças à sua relação com Steve Jobs, morto em 2011 e que chegou a chamar Ive de seu "parceiro espiritual".

    É difícil lembrar disso hoje em dia, mas Jobs estabeleceu uma tarefa quase impossível no fim do anos 1990 ao retornar à Apple: fugir da commoditização dos PCs, dos caixotes cinzas contendo softwares. E foi com a ajuda de Ive que ele conseguiu mudar onde está o valor do produto –na integração de software, hardware e serviços.

    Em 2012, Ive ganhou o comando da parte de design industrial da Apple, além de liderar a parte de softwares. Ou seja, nas suas mãos estão desde como serão as lojas da Apple ou a nova sede da empresa (e sua mobília) até o projeto de um carro da companhia.

    Ele tem em suas mãos um poder que nenhum designer jamais sonhou, o que pode explicar por que recentemente deu sinais de fadiga e disse em entrevista "estar profundamente cansado".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024