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    Poucos empreendedores fazem cursos de gestão antes de abrir negócio

    CAROLINA DANTAS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    01/06/2015 02h00

    Ilson Stabile, sócio de uma empresa de softwares que fatura cerca de R$ 260 milhões por ano, criou seu negócio sem nunca ter estudado empreendedorismo.

    Começar sem se preparar não é uma exceção. Um levantamento publicado em fevereiro pela associação de fomento ao empreendedorismo Endeavor feito com 5.000 universitários que querem ter seu próprio negócio aponta que 14,1% estudam técnicas e teorias sobre o assunto.

    Stabile formou-se em computação e, mesmo sem ter estudado empreendedorismo, resolveu montar a Softplan. "Tínhamos confiança no nosso produto, mas não conhecíamos técnicas para manter a empresa", conta.

    A empresa vingou, mas montar um negócio ancorado apenas no palpite e na sensação do mercado não dá sempre certo.

    Karime Xavier / Folhapress
    Danilo Pereira Santos começou a empreender com 13 anos e precisou estudar para alavancar a empresa
    Danilo Pereira Santos começou a empreender com 13 anos e precisou estudar para alavancar a empresa

    Danilo Pereira Santos abriu um salão de beleza em 2003 e não prosperou muito, enquanto assistia seus vizinhos, que tinham empreendimentos parecidos, expandirem. "De repente, o negócio do lado crescia, o cara comprava o prédio, mudava para um ponto melhor, e eu continuava sem conseguir lucrar direito. Só pagava contas", diz.

    Ele diz que precisou entender como gerenciar um negócio. Apesar de ter tido uma ideia, não tinha técnica para crescer. Com cursos no Sebrae, mudou o perfil da marca. Estabeleceu um público, mudou o nome de "salão", para "barbearia", aprendeu a administrar o fluxo de caixa e conseguiu fazer a cartela de clientes crescer em mais de 50%.

    "Empreender é um comportamento. E é possível aprender novos comportamentos", avalia Renato Fonseca, do Sebrae.

    Marcus Quintella, 57, coordenador do MBA em Empreendedorismo da FGV, conta que os que nascem com o dom de empreender são minoria. Ele relaciona a capacidade de manter um negócio à gestão. Para ele, empreender é criar, é ter a ideia.

    "Tem gente que já sabe olhar o mercado e abrir um bom negócio. Empreender é essa fase de antes. Para manter a empresa, é preciso gerir. E todos precisam aprender a gerir o negócio."

    Julio Bittencourt - 8.nov.2010/Divulgação
    Heloísa Assis desenvolveu fórmula para moldar cachos
    Heloísa Assis desenvolveu produto para cabelos

    LÁ FORA

    O secretário de inovação Marcos Vinicius de Souza, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, afirma que outros países, como os EUA, estão à frente do Brasil no ensino básico de gestão.

    Ele diz que é comum encontrar jovens criativos, com bom potencial para criar um novo produto que não têm formação técnica para manter o negócio. "Precisamos separar duas coisas: o conhecimento para se empreender e a atitude para empreender. Não adianta ter a atitude, se não tem conhecimento", explica Souza.

    MANUAL

    Alunos e professores da faculdade de direito da FGV (Fundação Getulio Vargas) que mantêm uma consultoria de negócios para pequenas empresas lançaram um guia com dicas sobre como regularizar uma empresa.

    O Laboratório de Assessoria Jurídica a Novos Negócios é um projeto de extensão criado em 2008.

    O livro "Guia Prático do Empreendedor" (ed. GV Rio e Instituto Pares, gratuito; disponível em http://hdl.handle.net/10438/13496) é resultado dos anos de assessoria. O manual aborda empreendimentos individuais e outros modelos de sociedade, como as cooperativas. Também trata de tributação e crédito.

    "Queremos causar impacto na vida de pessoas de baixa renda que buscam no empreendedorismo o empoderamento econômico", diz o coordenador da FGV André Mendes.

    Reprodução/Youtube/JBS
    José Batista Sobrinho fundador da JBS, começou por conta própria
    José Batista Sobrinho, fundou em Anápolis (GO) o JBS, o maior frigorífico do mundo

    ESCOLAS

    Endeavor
    Especializada em negócios de alto impacto. Cria materiais para o empreendedor e pede ajuda de altos executivos para orientar novatos
    cursos.endeavor.org.br

    Fundação Certi
    Cria projetos de incentivo a inovação em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Tem um centro de inovação
    www.certi.org.br

    Porto Digital de Recife
    Administra projetos de tecnologia, comunicação e economia criativa. Quem se junta ao Porto Digital faz parte de um programa permanente de qualificação
    www.portodigital.org

    Sebrae
    Promove cursos e palestras que ajudam a desenvolver competências para criar e manter o negócio. Algumas atividades podem ser feitas pela internet
    www.sebrae.com.br

    Cietec da USP
    O Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP fornece apoio às empresas que pretendem inovar. Dá suporte nas áreas tecnológica, empresarial e na captação de recursos, além de estrutura física.
    www.cietec.org.br

    Fiap
    Tem MBA, cursos de graduação e outras capacitações
    www.fiap.com.br

    ESTUDE Como um curso pode ajudar seu negócio na prática:

    • 1. Conheça técnicas para manter o negócio. Sem pesquisar e fazer plano de negócios, o projeto pode dar errado.
    • 2. Se o negócio prosperou, o empreendedor deve fazer um MBA ou ingressar em uma faculdade; isso pode garantir que ele veja novos caminhos e mercados para expandir.
    • 3. Um estudo de mercado pode ajudar a vislumbrar espaços livres para investir.
    • 4. Perseverança é a palavra. A maioria dos negócios não vinga no primeiro ano de implantação.

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