• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 09:59:50 -03

    Sites ajudam a escolher crédito mais adequado

    DANIELLE BRANT
    DE SÃO PAULO

    01/06/2015 02h00

    Pesquisar taxas de juros em instituições financeiras diferentes é a primeira recomendação de consultores a quem deseja tomar um empréstimo. E há sites que ajudam a fazer essa comparação.

    Primeiro, o cliente preenche o cadastro e escolhe a opção desejada, como crédito pessoal, empréstimo consignado e financiamento imobiliário. "A ideia é que o cliente pegue o empréstimo adequado ao seu perfil e objetivo", afirma Ricardo Kalichsztein, presidente do site Bom Pra Crédito.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Após a escolha, o cadastro do cliente é enviado ao banco para análise. "Depois, retornamos ao cliente as linhas de crédito que foram aprovadas. O limite do empréstimo fica a cargo do banco", diz.

    O tempo de aprovação e de liberação dos recursos dependem do tipo de crédito pleiteado. Se for crédito pessoal, o dinheiro estará na conta do cliente no dia seguinte à aprovação. Já o crédito imobiliário pode levar de 45 a 60 dias para ser liberado.

    Também é possível buscar nos sites empréstimos com garantias, oferecendo, por exemplo, um imóvel.

    "Sempre que o cliente oferece uma garantia consegue taxas de juros mais baratas", diz Marcelo Prata, presidente do site Canal do Crédito.

    Cada linha de financiamento é adequada a um objetivo. As que têm juros maiores, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial, devem ser usadas em emergências e, mesmo assim, por pouco tempo.

    "Esses tipos de crédito são para cobrir um descasamento de curto prazo entre a entrada e a saída de dinheiro", afirma Prata. "Se o prazo superar 30 dias, melhor contratar um empréstimo pessoal."

    Para baratear o custo do empréstimo, deve-se evitar também as ofertas de crédito feitas por meio dos caixas eletrônicos.

    "Sempre que você negocia diretamente com o gerente, consegue condições melhores", diz Michael Viriato, coordenador do laboratório de Finanças do Insper, instituto de ensino e pesquisa.

    Funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS têm a possibilidade de contratar empréstimo consignado –com desconto na folha de pagamento.

    Algumas empresas privadas também possuem convênios com bancos e oferecem a opção. Como tem a garantia do salário ou pensão, esse tipo de crédito possui taxas de juros mais baixas.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024