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    Anúncios com amor gay geram guerra de curtidas e descurtidas

    DE SÃO PAULO

    03/06/2015 02h00

    Divulgação
    Imagens da campanha publicitário de O Boticário para o Dia dos Namorados. Peça que retrata casais gays gerou polêmica entre internautas conservadores
    Imagens da campanha publicitário de O Boticário para o Dia dos Namorados. Peça que retrata casais gays gerou polêmica entre internautas conservadores

    Após ser alvo nas redes sociais de uma ofensiva homofóbica contra sua campanha publicitária para o Dia dos Namorados, a rede O Boticário deu reposta incisiva e manteve sua posição favorável à diversidade sexual.

    A campanha "Casais", que mostra duplas hétero e homossexuais se presenteando e se abraçando para celebrar a data, foi lançada há cerca de uma semana, mas em poucos dias passou a receber críticas nas redes sociais.

    O caso deu origem a uma guerra de "curtidas" e "descurtidas" ao vídeo da marca no YouTube. Até a conclusão desta edição, as manifestações a favor da campanha venciam a batalha, com 211,4 mil cliques, contra 155,7 mil votos contrários.

    O Boticário

    Em uma das queixas, um consumidor afirmou que o Boticário "deveria agradecer aos cristãos", pois são seus maiores clientes, e que a marca "não deveria lançar um comercial que afronta os valores da família".

    BELEZA DAS RELAÇÕES

    A empresa reagiu com nota em que diz que acredita na "beleza das relações" e "reitera que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas".

    "A proposta da campanha é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância sobre as diferentes formas de amor –independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual– representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada."

    O site Reclame Aqui informa que a Boticário ficou entre as mais marcas com mais queixas no dia 1º de junho: 163. Outros consumidores deram manifestações de apoio à peça publicitária.

    Até recentemente vista como tabu na publicidade, a diversidade sexual vem saindo do armário, com campanhas de marcas como Sonho de Valsa, com um beijo gay, e da Gol, que, no Dia das Mães, mostrou relato de um casal de homens sobre a adoção.

    Para publicitários, o posicionamento do Boticário representa um avanço. "Muitas marcas tinham medo de falar disso e ficarem tachadas. Hoje é mais natural e a resposta da empresa mostra essa evolução", diz Marcio Oliveira, presidente da agência Lew'Lara\TBWA.

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