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    Japão apela a boneco para vender mais peixe

    DO 'FINANCIAL TIMES'

    16/06/2015 02h00

    O Japão pode ter levado o sushi e o sashimi às mesas de jantar do planeta, mas seus jovens consumidores estão dando as costas aos frutos do mar e optando por hambúrgueres e frango frito.

    Em uma tentativa de deter a queda continuada na demanda japonesa por peixe, o governo do país se voltou a um personagem criado pela Sanrio, a companhia que criou a marca Hello Kitty.

    O Ministério da Pesca japonês espera que a indicação de Kirimi chan, um personagem em forma de filé de salmão, como embaixador de marca ajude a sustentar a demanda e a recuperar os clientes jovens perdidos pelas peixarias e supermercados.

    "Em nossa opinião, um personagem bonitinho como Kirimi chan pode ajudar a mudar a imagem dos frutos do mar, torná-los alegres e divertidos", o ministério afirma. É a mais recente tentativa das autoridades japonesas de atrair de volta os consumidores de frutos do mar, categoria de alimento que vem perdendo popularidade.

    GAROTAS

    Desde que a Sanrio lançou o Kirimi chan, no ano passado, o personagem lançou um disco e conquistou 235 mil seguidores no Twitter.

    A Sanrio anunciou que o designer que criou o personagem queria que as pessoas comessem mais peixe e informou que Kirimi chan é especialmente popular entre as mulheres dos 15 aos 24 anos.

    Os frutos do mar historicamente são parte importante da dieta japonesa. Os peixes e derivados incluídos no cardápio do país incluem de tudo, de lesmas do mar a esperma de bacalhau e venenosos baiacus, além do atum e salmão usados para o sushi.

    Mas a ocidentalização das dietas, com as pessoas comendo mais carne bovina e laticínios, vem pesando sobre a demanda por peixe.

    "O Japão continua a ter um dos mais altos consumos per capita de frutos do mar no planeta, mas as pessoas lá estão preocupadas com a estagnação", disse Audun Lem, do departamento de pesca e aquacultura da Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Unidas (FAO).

    O consumo per capita de carne bovina superou o de peixe em 2006, e de acordo com o Ministério da Pesca, o consumo anual per capita de peixe caiu em um terço do pico de 40 quilos em 2001 para 27 quilos em 2013 (a média mundial é de 20 quilos).

    As importações de peixe também vêm declinando gradualmente. Em 2014, caíram em 3% em valor, ante o ano precedente.

    A queda na demanda por peixe do Japão surge no momento em que o consumo em outras partes do planeta está disparando, movido pela procura por alimentos mais saudáveis.

    Os dados do comércio internacional apontam que, além dos Estados Unidos e da Europa, mercados emergentes como o Brasil e a China também registraram forte elevação em sua importação de frutos do mar.

    COZINHA MAIS PRÁTICA

    A demanda japonesa, por outro lado, foi afetada pelas mudanças de estilo de vida, bem como pelas preocupações de segurança causadas pelo acidente com a usina nuclear de Fukushima e pela redução da capacidade pesqueira do país causada pelo terremoto e tsunami.

    A população decrescente e cada vez mais envelhecida também causa efeito na demanda por frutos do mar, porque as donas de casa começam a rejeitar pratos feitos com peixe, que são mais difíceis de cozinhar.

    O Ministério da Pesca, as processadoras de peixe e o varejo estão tentando desenvolver produtos de consumo mais simples, e mais fáceis de cozinhar em casa.

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