• Mercado

    Friday, 03-May-2024 00:40:44 -03

    Colorado decide que trabalhador pode ser demitido por uso de maconha

    DO 'NEW YORK TIMES'

    16/06/2015 20h45

    O Colorado, um dos Estados americanos mais tolerantes com o uso de maconha, decidiu que fumar a erva mesmo fora do local e do horário de trabalho é um bom motivo para demissão.

    Essa foi a conclusão unânime da Suprema Corte nessa segunda-feira (15), referente a um caso que foi bastante acompanhado pela imprensa americana sobre um funcionário que trabalhava com atendimento ao consumidor e fazia uso medicinal da erva para aliviar os espamos dolorosos que vinha sentindo desde um acidente de carro que deixou parte de seu corpo paralizado.

    Rick Wilking/Folhapress
    Funcionário cataloga pés de maconha em local de cultivo legalizado no Colorado (EUA)
    Funcionário cataloga pés de maconha em local de cultivo legalizado no Colorado (EUA)

    Brandon Coats foi demitido da Dish Network em 2010 após se submeter a um teste aleatório que verificava o uso de drogas entre os funcionários.

    A decisão da corte foi um golpe para os defensores da maconha, que têm visto a Justiça americana emitir julgamentos contrários ao uso de drogas sistematicamente, defendendo a visão de que as empresas teriam o direito de criar as suas próprias políticas de drogas.

    A derrota de Coats mostra os limites da legalização da maconha nos moldes em que isso vem sendo feito nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que mais Estados vêm aprovando o uso medicinal ou recreativo da maconha, ela continua sendo considerada uma droga controlada pelo governo federal.

    "Em muitos aspectos, é o governo federal quem tem a última palavra nesse assunto", diz Sam Kamin, professor de direito da Universidade de Denver que estuda o aspecto legal da maconha.

    "Enquanto houver uma proibição federal a esse respeito, os Estados só podem avançar até determinado ponto", diz.

    Hoje, vinte e três Estados americanos permitem o uso medicinal da maconha e o Colorado é um dos quatro Estados que legalizaram seu uso recreativo para adultos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024