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    Walmart abre lojas e investe R$ 300 mi no Nordeste

    CLAUDIA ROLLI
    DE SÃO PAULO

    02/07/2015 02h00

    Léo Pinheiro/Folhapress
    Cliente faz compras no Wallmart, na Barra Funda, em São Paulo
    Cliente faz compras no Wallmart, na Barra Funda, em São Paulo

    Após quase um ano e meio sem abrir lojas no país, o Walmart, maior varejista do mundo e terceira maior rede de supermercados do Brasil, inaugurou um hipermercado em Recife (PE) e deve abrir mais três unidades no Nordeste até dezembro.

    O total de investimentos previstos para a região é de R$ 300 milhões, incluindo recursos para as novas lojas, reforma das já existentes e a integração de sistemas no país.

    O plano de reestruturação na rede começou no ano passado e 164 lojas tiveram suas operações e sistemas integrados até o mês passado. Outras cem deverão ser unificadas até o ano que vem, encerrando o processo no grupo.

    Há dois anos, a rede fechou 25 unidades, demitiu funcionários e abriu outras 22 unidades. Desde então, a companhia se concentrou em cortar gastos e buscar eficiência na logística, compras e unificação das operações das lojas.

    "Com o cenário econômico mais adverso, vamos mostrar ao consumidor que ele consegue manter o poder de compra e encontrar preço baixo todo dia nas lojas", diz Adriana Muratore, vice-presidente comercial, de marketing e reabastecimento do Walmart Brasil, ao se referir à nova campanha do grupo, cujo mote é "vem que dá".

    Segundo a vice-presidente do grupo, o preço baixo todo dia é um modelo de negócios que fez o Walmart se tornar líder global do mercado de varejo e não somente um slogan.

    "O preço baixo todo dia não se refere apenas à redução de preços dos produtos, mas envolve toda a operação da empresa, desde a definição do sortimento de produtos nas lojas até a maneira de atender e expor os produtos nas gôndolas. Com esse modelo, os clientes têm uma cesta de compras mais barata sempre e não poucos itens em promoções pontuais válidas por apenas um dia", explica Muratore.

    A partir desta sexta-feira, a campanha de marketing será veiculada para reforçar o preço baixo e a idéia de que é possível economizar e garantir o poder de compra.

    Clientes reais serão os protagonistas da campanha que será exibida em Tvs, rádios e jornais, além das ações que serão feitas nas lojas. Eles foram ouvidos em uma pesquisa feita em todas as regiões do país para que o grupo conseguisse identificar como poderia ajudar a "fechar a conta no final do mês", explica a executiva.

    Com 544 lojas no Brasil, o Walmart atua com nove marcas (bandeiras) entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam's Club) e lojas de vizinhança (TodoDia).

    No primeiro trimestre deste ano, as vendas do grupo cresceram 3,1% na comparação a igual período de 2014, considerando o critério mesmas lojas. No ano passado, o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 29,6 bilhões, cerca de 4% acima do resultado do ano de 2013.

    "Os formatos Sam's Club e Maxxi superaram o crescimento do mercado de varejo, com aumentos de dois dígitos nas vendas. O Brasil continua a investir em preço em um esforço para melhorar as vendas", disse David Cheesewright, presidente mundial do grupo, na ocasião da divulgação de resultados deste ano.

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