• Mercado

    Friday, 03-May-2024 08:37:31 -03

    Corte grega rejeita apelo e plebiscito é confirmado para domingo

    LEANDRO COLON
    ENVIADO ESPECIAL A ATENAS

    03/07/2015 13h54

    O Conselho de Estado, alta corte administrativa da Grécia, rejeitou o apelo judicial para cancelar o plebiscito de domingo (5) sobre o acordo do país com credores.

    O órgão analisou o recurso de dois cidadãos gregos nesta sexta (3) e manteve a realização da consulta popular convocada pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

    Os autores alegaram que o plebiscito viola a constituição por ter sido, entre outras coisas, anunciado somente no último final de semana e tratar de recursos públicos. Segundo a mídia grega, os responsáveis pelo recurso teriam ligação com os partidos de oposição do governo de Tsipras.

    As Mais: 12 pontos para entender a crise grega

    Tsipras reafirmou nesta sexta-feira, em breve pronunciamento na televisão, o pedido pelo voto não (contra um acordo com credores) no plebiscito.

    Segundo o premiê, rejeitar a proposta de socorro dos credores é votar contra a "chantagem" e o que ele chama de "ultimato" da outra parte da negociação. "Diga não para aqueles que estão tentando incitar o pânico, tentando evitar que você faça a melhor escolha para seu futuro", afirmou.

    Tsipras ainda comentou o relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) que destaca, entre outras coisas, a necessidade de um perdão de pelo menos 30% da dívida grega, em 177% do PIB no fim do ano passado. "Esse relatório nunca foi dividido pelas instituições em cinco meses de negociação", afirmou o primeiro-ministro.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Grécia X Credores - Pendência nas propostas
    Grécia X Credores - Pendência nas propostas

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024