• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 03:54:11 -03

    Manter a Grécia na zona do euro ainda é meta, diz presidente do Eurogrupo

    REUTERS

    06/07/2015 09h04

    Dirigindo-se a uma reunião do governo grego para discutir o voto de "não" na Grécia no domingo, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que manter o país na zona do euro "ainda é o objetivo deles e o meu".

    A população grega votou em plebiscito no domingo pelo "não" às condições dos credores europeus para a liberação de verbas. Segundo Dijsselbloem, isso tornou as negociações mais difíceis.

    O presidente do Eurogrupo manifestou, no entano, esperanças de que o processo pode ser salvo.

    "Isso não nos traz mais perto de uma solução imediatamente. De fato, quando as propostas são rejeitadas isso só torna as coisas mais difíceis."

    Nesta segunda, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, renunciou ao cargo, no que pode ser um movimento no sentido de melhorar a base para negociações —Varoufakis vinha adotando um tom de desafio frente aos credores.

    O Banco Central Europeu se reúne hoje para decidir se estenderá a assistência emergencial de liquidez (ELA, na sigla em inglês) aos bancos gregos. O BCE já injetou 89 bilhões de euros no sistema bancário da Grécia, mas a assistência foi suspensa na semana passada.

    Sem nova ajuda da instituição, os bancos gregos podem ver suas reservas evaporarem em poucas horas se as agências reabrirem nesta terça. Informações extra-oficiais colocam essas reservas agora em 500 milhões de euros, ou cerca de 45 euros por cabeça, neste país de 11 milhões de habitantes.

    Após a vitória do "não" às condições dos credores no plebiscito grego por 61% dos votos, a Comissão Europeia anunciou que respeita o resultado da consulta popular e indicou que seu presidente, Jean-Claude Juncker, consultará dirigentes de instituições europeias na segunda-feira (6) para decidir os próximos passos do bloco.

    A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, pediram a convocação de uma cúpula europeia extraordinária para a próxima terça-feira (7).

    Grécia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024