• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 10:44:37 -03

    Cúpula dos Brics resiste em mencionar Grécia em declaração

    LEANDRO COLON
    ENVIADO ESPECIAL A UFÁ (RÚSSIA)

    07/07/2015 12h09

    Apesar da expectativa do governo grego, os termos da declaração final da cúpula dos Brics não incluem, ao menos por enquanto, manifestação sobre a crise entre a Grécia e seus credores.

    O documento tem sido elaborado pelos negociadores de cada membro do grupo à espera dos líderes que chegam nesta quarta-feira (8) a Ufá (Rússia), entre eles a presidente Dilma Rousseff. O encontro acaba na quinta (9).

    "A declaração de Ufá não contém nenhum parágrafo sobre Grécia, mas isso não exclui que os líderes discutam o assunto", afirmou o embaixador José Alfredo Graça Lima, subsecretário do Itamaraty e negociador do Brasil na cúpula.

    As Mais: 12 pontos para entender a crise grega

    A expectativa em Ufá é que o presidente russo, Vladimir Putin, possa articular para incluir uma citação de apoio à Grécia, que no último domingo (5) rejeitou, em plebiscito, a proposta de socorro dos credores internacionais.

    Putin tem sido um dos principais interlocutores do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, do partido de esquerda Syriza. Isolado pelos líderes europeus, Tsipras quer se aproximar dos Brics, o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

    Ministros do governo grego, a maioria do Syriza, partido de esquerda comandado por Tsipras, pressionam o premiê a estreitar as relações diante do risco real de o país ter de deixar a zona do euro.

    Um aceno positivo da cúpula nesta semana a seu favor, em meio à negociação com o bloco europeu, seria uma forma de demonstrar que o país não está totalmente isolado no cenário global.

    O embaixador Graça Lima descartou ainda um socorro à Grécia por meio do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), criado pelos Brics para capitalização e investimentos em infraestrutura com um capital de US$ 50 bilhoes, podendo chegar a US$ 100 bilhões. A possibilidade desse tipo de ajuda vinha sendo especulada pela mídia grega.

    UCRÂNIA E SANÇÕES

    O encontro dos Brics deve servir muito mais para explorar o início das atividades do NBD do que para abordar temas polêmicos. Segundo Graça Lima, a declaração deve fazer uma menção "genérica" contra a sanções impostas contra a Rússia pela União Europeia e defender que a crise na Ucrânia não deve passar por uma "solução militar".

    Grécia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024