• Mercado

    Wednesday, 26-Jun-2024 02:22:14 -03

    Economista Thomas Piketty pede a Merkel generosidade com a Grécia

    DA EFE

    07/07/2015 15h54

    Economistas de renome internacional como Thomas Piketty, autor do best-seller O Capital no Século XXI, enviaram uma carta à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para que mude radicalmente sua postura sobre a Grécia a fim de evitar graves danos na zona do euro e todo o mundo.

    A carta, à qual teve acesso o jornal alemão "Tagesspiegel", afirma que o governo grego está sendo forçado "a colocar um revólver na cabeça e a apertar o gatilho".

    "Mas, com essa bala, não só morrerá o futuro da Grécia na Europa. Os efeitos colaterais destruirão a zona do euro como farol de esperança, democracia e bem-estar. As consequências serão sentidas no mundo todo", argumentam os economistas.

    Justin Sullivan - 23.abr.2014/AFP
    O pesquisador francês Thomas Piketty, autor comentado e chamado de "novo Marx" pela revista "Economist"
    O pesquisador francês Thomas Piketty, autor comentado e chamado de "novo Marx" pela revista "Economist"

    As Mais: 12 pontos para entender a crise grega

    Por isso, eles pedem à chanceler que "assuma um papel de liderança vital para a Grécia, a Alemanha e o mundo" e dê "valentes e generosos passos".

    "Suas ações desta semana entrarão nos livros de história", acrescentam.

    Piketty é professor na Escola de Economia de Paris, e uma das vozes mais influentes na crítica à desigualdade econômica e na defesa de ações governamentais para dminuí-la.

    Também assinam a carta Heiner Flassbeck, ex-secretário de Estado de Finanças alemão; Jeffrey Sachs, docente da Universidade de Colúmbia; Dani Rodrik, professor da Universidade de Harvard, e Simon Wren-Lewis, professor da Universidade de Oxford.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024