• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 22:34:43 -03

    Alemanha propõe saída da Grécia do euro por cinco anos, diz jornal

    DE SÃO PAULO

    11/07/2015 16h10

    A Alemanha estuda a possibilidade de uma saída temporária da Grécia do euro durante cinco anos se o país não melhorar sua proposta de reformas, segundo o jornal "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung".

    Segundo o site do jornal, existe um documento do Ministério das Finanças que apresenta dois possíveis caminhos para superar a crise. O primeiro seria que a Grécia melhorasse rapidamente sua última proposta à zona do euro, o que incluiria a transferência de bens no valor de 50 bilhões de euros a uma agência fiduciária para que servissem de garantia ao pagamento de novos créditos.

    O segundo caminho seria a saída temporária da zona do euro, acompanhada de ajuda ao crescimento do país.

    O documento, que não foi levado para discussão na reunião do Eurogrupo deste sábado (11), em Bruxelas, seria uma resposta ao plano de reformas apresentado pela Grécia e que a Alemanha considera insuficiente para lhe conceder um novo resgate financeiro.

    A última proposta da Grécia é considerada pela Alemanha como insuficiente para um pacote de resgate do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE). "Na proposta, faltam reformas chave para modernizar o país e a longo prazo conseguir um crescimento estável", diz o ministério.

    O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse antes da reunião do Eurogrupo que esperava negociações muito difíceis e não escondeu que o que os gregos colocaram na mesa de negociações não lhe parece suficiente.

    O ministro afirmou que o que está em jogo não é um prolongamento do segundo pacote de resgate, mas um terceiro dentro do MEE que exigiria um período mais longo e valores mais altos, o que por si implica maiores exigências.

    Além disso, Schäuble frisou que há um problema de confiança entre as partes devido à maneira como as negociações ocorreram nos últimos meses.

    O jornal "Bild" disse que Schäuble queria dar por encerradas as negociações com a Grécia havia vários dias, mas teve que ceder diante do desejo da chanceler Angela Merkel de manter as portas abertas a um acordo.

    Grécia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024